Com a necessidade da criação de um órgão com representatividade sindical para defender, coordenar e proteger interesses individuais e coletivos da atividade profissional dos policiais federais e servidores administrativos surgiu, em 22 de agosto de 1989, o Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Departamento de Polícia Federal no Estado de São Paulo (SINDPOLF/ SP).
O SINDPOLF/SP é o único e legítimo representante no Estado de São Paulo de toda a Carreira Policial Federal, composta pelos cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista, Delegado e Perito, bem como pelos servidores administrativos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.
Policiais e servidores do Estado contam com uma Entidade competente e coesa nas reivindicações sociais e trabalhistas, que tem realizado, desde sua fundação, ações que permitem a melhoria contínua das condições de trabalho no Departamento de Polícia Federal, colaborando com o fortalecimento da instituição e realizando as transformações que a categoria profissional deseja e a sociedade necessita.
A instituição conta com um Departamento Jurídico administrado pelo escritório Capano, Passafaro Advogados Associados, reconhecido pela extrema competência e atuação em casos de grande repercussão na mídia, com advogados em todas as cidades onde há representação do sindicato. O atendimento, totalmente isento de honorários advocatícios. Até 2016 o departamento jurídico do SINDPOLF/SP realizou 9.271 atendimentos com 1023 demandas/defesas (dados de outubro/2016).
Além disso, o SINDPOLF/SP também conta com várias parcerias que visam beneficiar todos os filiados. São médicos, psicólogos, consultório odontológico, corretoras de seguros e muito mais.
Leia também:
Jurídico do SINDPOLF/SP ganha ação para sindicalizado acusado de falsidade documental
Além do DPF: Policiais Federais relatam suas experiências como voluntários em trabalhos sociais