Criado em 22 de agosto de 1989, com a razão social Sindicato dos Servidores Públicos Civis de Polícia Federal no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (SINPF/SP) surgiu com a necessidade da criação de um órgão com representatividade sindical para defender, coordenar e proteger interesses individuais e coletivos da atividade profissional dos policiais federais e servidores administrativos da categoria.
O SINPF/SP é o único e legítimo representante no Estado de São Paulo de toda a categoria da Polícia Federal, composta pelos cargos de agente, escrivão, papiloscopista, delegado e perito, bem como pelos servidores administrativos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.
Policiais e servidores do Estado contam com uma entidade competente e coesa nas reivindicações sociais e trabalhistas, que tem realizado, desde sua fundação, ações que permitem a melhoria contínua das condições de trabalho no Departamento de Polícia Federal, colaborando com a articulação da PF para manter os direitos da nossa carreira e o órgão em razões de funcionamento.
Desde maio de 2021, a instituição conta com um Departamento Jurídico administrado pelos escritórios Barbosa de Sá, Marra e Alencastro, responsável pela área do Grupo 1 que são direito penal e ações coletivas da entidade sindical; LCADVS, responsável pela área do Grupo 2: direito administrativo e ações em defesa da entidade sindical e Amaro Advogados, responsável pela área do Grupo 3, cuidando de ações de natureza particular dos filiados.
Além disso, o SINPF/SP também realiza diversas parcerias que visam beneficiar todos os filiados. São médicos, psicólogos, consultório odontológico, corretoras de seguros e muito mais.
Com uma trajetória cheia de desafios e lutas em prol da nossa instituição e em defesa da carreira da categoria, o Sindicato se mantém de maneira forte e atuante com a certeza que o caminho é longo e repleto de enfrentamentos e pleitos atuais e futuros.