Todos os servidores da Polícia Federal poderão realizar teste do novo Coronavírus no dia 7 de junho, no prédio da Superintendência da PF, na rua Hugo D’Angola, 95, Lapa de Baixo. A coleta para os exames será feita no período entre 10h e 15h.
A testagem dos servidores da instituição é uma reivindicação do SINDPOLF/SP que está sendo atendida e contribuirá para que os profissionais possam exercer suas atividades com mais tranquilidade.
O diagnóstico da doença é importante para evitar que mesmo indivíduos que não apresentem os sintomas da Covid-19 evitem a transmissão para outras pessoas. A recomendação médica é que os infectados fiquem em isolamento por ao menos 14 dias, período de latência do vírus, que se estende entre o contágio e a possível manifestação dos sintomas e possibilidade de transmissão.
Os sinais mais comuns da Covid-19 são febre, tosse seca e cansaço, mas nos casos mais severos podem ocasionar dificuldade de respiração, falta de ar, perda de movimento e dor no peito. A ausência desses sintomas, porém, não significa que a pessoa não possa estar infectada e ser transmissor do vírus.
Ainda não há vacina para o vírus e a principal recomendação das autoridades sanitárias é o distanciamento social para evitar a propagação do micro-organismo. O uso de máscaras e práticas de higiene como lavar as mãos constantemente ou uso de álcool em gel são hábitos indicados para atenuar a contaminação pelo novo Coronavírus. Também deve-se evitar o contato com regiões de mucosas do corpo (como boca, narinas e olhos) sem estar com as mãos devidamente higienizadas.