Importantes decisões que envolvem o sindicalismo da Polícia Federal foram tomadas na última Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) que teve início no dia 19 de novembro e durou três dias em Brasília. Paralelamente, as assessorias de comunicação também realizaram uma reunião no dia 21 para discutirem a comunicação interna e externa dos sindicatos e Federação e os novos rumos que serão adotados a partir de 2020. O SINDPOLF/SP participou de todos os eventos com a presença de seu presidente, Alexandre Santana Sally na AGE e da assessoria de comunicação da entidade paulista.
AGE
Os 25 representantes dos 27 sindicatos associados debateram novas propostas que podem ser apresentadas ao Congresso Nacional no próximo ano e também ações para minimizar as perdas da Reforma da Previdência além dos possíveis riscos da Reforma Administrativa.
Questões com o ciclo completo de Polícia, Código de Processo Penal (CPP) e a PEC 168/2019, cujo texto foi elaborado pela Fenapef, também mereceram destaque nos três dias de Assembleia. Sindicalistas aprovaram a criação da Diretoria da Mulher no Estatuto da Federação.
Comunicação integrada
Concomitantemente no dia 21 de novembro, assessores de imprensa e diretores de comunicação discutiram metas e avaliaram resultados ocorridos nos últimos anos. A atual empresa de comunicação R9 se apresentou aos participantes. Temas como mídias sociais, alcance em mídia externa e estratégias para que as informações cheguem de forma eficiente para o sindicalizado foram os motes da reunião.
Dia do Policial Federal e entrega de prêmios
Na noite do dia 21, um coquetel marcou também a finalização dos trabalhos e uma comemoração especial ao Dia do Policial Federal. Alguns colegas foram homenageados por atos heroicos e parlamentares que se empenharam na defesa da categoria também foram agraciados. No mesmo evento foram conhecidos os vencedores do 3º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, promovido pelo Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal.
Entre os vencedores, o site Metrópoles que recebeu dois prêmios - dentre os quais, a matéria Quando a Polícia Adoece, matéria que contou com a participação de Alexandre Santana Sally como um de seus personagens entrevistados (Na foto abaixo, o jornalista Saulo Araújo do Metrópoles com Sally)