NOTA DE ESCLARECIMENTO URGENTE
Sobre boatos de apoios políticos do SINDPOLF/SP e FENAPEF a candidatos
O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de São Paulo (SINDPOLF/SP) – único representante legítimo de todos os cargos da PF (agentes, escrivães, papiloscopistas, peritos, delegados e administrativos) no Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), entidade que congrega os sindicatos de policiais federais dos 26 estados e do Distrito Federal, vêm a público desmentir boatos sobre suposto apoio para determinado candidato à presidência.
Em redes sociais, circulam falsas informações, inclusive através de vídeos, por pessoa sem qualquer vínculo com nossas entidades sindicais, sobre aval a determinado político. As notícias veiculadas nas mídias não identificam qual é o sindicato que está apoiando e daí o motivo desta nota de esclarecimento pois as notícias são inverídicas.
É importante esclarecer que sequer existe a entidade denominada "Sindicato Nacional dos Policiais Federais". Além de outros sindicatos estaduais, há o SINDPOLF/SP e a FENAPEF, de âmbito nacional, também o Sindicato dos Delegados da Polícia Federal em São Paulo, que não tem vínculo com o SINDPOLF/SP e tampouco com a FENAPEF.
O presidente da entidade sindical, Alexandre Santana Sally e o presidente da FENAPEF, Luís Antônio de Araújo Boudens, reiteram que as entidades não apoiam qualquer candidato ou partido, mesmo porque existe proibição legal e estatutária.
Qualquer manifestação de cunho eleitoral poderá resultar na cassação do registro da entidade sindical. Neste sentido orientamos que eventuais fatos desta natureza detectados pelo eleitor sobre apoios políticos por sindicatos devem ser comunicados ao Ministério Público do Trabalho, à Delegacia Regional do Trabalho e à Justiça Eleitoral, para as medidas cabíveis.
A FENAPEF e o SINDPOLF/SP reforçam seus compromissos com a democracia brasileira e com o livre exercício do direito dos eleitores de escolherem seus representantes, sem interferências de entidades sindicais.