Policiais Federais aposentados participaram no dia 14 de novembro do TCAT (Treinamento Continuado de Armamento e Tiro) 2024 da Velha Guarda, realizado no Estande de Tiro do Atibaia Shooting Academy, em Atibaia/SP. O evento foi organizado após uma solicitação do representante sindical do SINPF/SP em Campinas, Heraldo Oscar, em conjunto com o instrutor de tiro responsável por Campinas, Ludke, à delegacia descentralizada.
O torneio também contou com a participação do instrutor do SAT da SR/SP, APF Menegatti, do APF Diógenes e do DPF Edson.
Para o representante sindical Heraldo, que também é aposentado, o treinamento ensina técnicas atuais, capacitando os participantes para o dia a dia. Ele avalia que é “de suma importância, pois a maioria dos aposentados usa armas em sua vida, como defesa própria, de seus familiares e precisam estar preparados”.
Segundo o dirigente sindical, o evento proporcionou o reencontro dos colegas que há tempos não se viam, uma troca de experiências entre aposentados e colegas na ativa em momentos de confraternização comemorados em uma cervejaria. Diversas histórias ocorridas na delegacia foram lembradas e compartilhadas entre os participantes.
Heraldo complementa: “Existe também a parte da saúde mental, pois o aposentado passa a ser reconhecido pelos colegas da delegacia como aquela pessoa que tem o conhecimento e é merecedora de todos os direitos e carinhos pelo período em que trabalhou”.
O TCAT para os aposentados faz parte do programa Rosa dos Ventos, instituído pelo Departamento de Polícia Federal.
Aposentados
O SINPF/SP, tanto a sede como as regionais, dedica-se para manter assegurados os direitos de todos os colegas aposentados. Dentre os quais destaca-se a negociação entre o sindicato e a SR que resultou na Instrução Normativa nº 201 autorizando policiais federais aposentados que acautelam armas de fogo a adquirirem munição. Também promove treinamentos no estande da sede e firma parcerias com outros clubes de tiro para atividades afins. Também o uso exclusivo de vagas no estacionamento da Superintendência pelos servidores aposentados.