Nesta segunda-feira (5) a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), por meio do presidente da entidade, Marcus Firme, publicou edital com a convocação para a eleição da Diretoria Executiva que será responsável pela gestão institucional no triênio de 2025 a 2027.

O processo será coordenado pela Comissão Eleitoral Nacional, cujos membros foram eleitos pelo Conselho de Representantes da entidade. Compete à Comissão Eleitoral Nacional instalar e coordenar os trabalhos de votação, dirigir o processo de apuração dos votos e declarar o resultado da eleição. Os votos serão apurados pela Comissão Eleitoral Nacional. Este ano a votação será realizada exclusivamente por meio eletrônico, no site da Fenapef, na área restrita ao sindicalizado.

O Regimento Eleitoral estabelece, conforme o edital, a data do pleito, que será realizado no dia 6 de novembro, das 9h às 17h; o prazo para o registro de chapa, que deverá ser requerido à Comissão Eleitoral Nacional 2024, até o dia 7 de outubro, no horário máximo até às 18h.

O requerimento deve ser realizado pelo candidato a presidente indicando nominalmente os nomes dos quinze integrantes da chapa, cargos a que concorrem, suas unidades de lotação, número de telefone para contato, endereço eletrônico e anuência expressa de cada componente.

A votação será realizada pelo voto direto e secreto, permitida para servidores do Departamento de Polícia Federal, filiados até cento e vinte dias antes do pleito aos sindicatos que compõem a Fenapef, ressalvado o recém-empossado no órgão. Os filiados deverão estar em dia com a mensalidade sindical.

O edital estabelece ainda os prazos para impugnações e recursos, que podem ser interpostos por candidato, sendo que as candidaturas podem ser impugnadas até dois dias úteis após a publicação do registro das chapas, destacando-se que das decisões finais da Comissão Eleitoral Nacional não cabe recurso.

Os sindicatos deverão encaminhar à Comissão Eleitoral Nacional, no prazo improrrogável de quinze dias da publicação do edital, no período de 5 de agosto até o dia 20 do mês corrente, a relação dos seus sindicalizados, com o nome do filiado, o número no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE) e a unidade de lotação; o total de filiados informado pelos sindicatos deve conferir com o valor correspondente ao da contribuição mensal do respectivo sindicato; Não poderá exercer o direito de voto o eleitor filiado ao sindicato que se encontre em débito com a entidade.

EDITAL
ESTATUTO

Convocação para eleição da Diretoria Executiva, triênio 2025/2027

Pleito: 6/11/2024 (9h às 17h; quarta-feira)

Relação de Sindicalizados: até 20/8/2024 (até 18h; terça-feira)

Registro de chapa: até 7/10/2024 (até 18h; segunda-feira)

Impugnações e recursos: Até dois dias úteis após a publicação do registro das chapas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...