A Polícia Federal desempenha papel vital no combate a uma ampla gama de crimes, incluindo desvios de recursos públicos, pedofilia, corrupção, lavagem de dinheiro, crimes ambientais, cibernéticos, contrabandos, tráfico de drogas e armas, além de suas funções nas áreas marítima, aeroportuária e de fronteiras. Sendo, dessa forma, crucial sua atuação para a segurança e o enfrentamento da criminalidade no Brasil.

A Polícia Federal também executa papel importante na recuperação e prevenção de prejuízos aos cofres públicos; estima-se que as apreensões feitas pela PF resultem em uma devolução de aproximadamente R$ 43 bilhões por ano à União. No entanto, embora fundamentais, os policiais federais enfrentam desafios em relação à sua remuneração e condições de trabalho, o que leva à seguinte pergunta: como uma entidade que presta serviços de extrema importância à população, garantindo, inclusive, retorno financeiro ao país, não tem o devido reconhecimento em seus salários e perspectivas laborais?

Muitos servidores da PF relatam que, ao longo dos anos, a carreira vem se tornando pouco atrativa, em comparação com outras opções no setor privado e em outras carreiras públicas. O atual Presidente da República chegou mesmo a reconhecer a necessidade de corrigir desigualdades históricas que afetam algumas carreiras da segurança pública, ressaltando a importância de valorizar os policiais da União. Contudo, os acontecimentos ocorridos no último mês apontam para uma direção contrária ao respeito e à valorização por parte dos governantes em relação à Polícia Federal. Com reunião marcada para o dia 16 de outubro entre os representantes da PF e a Secretaria das Relações de Trabalho do MGI para discutir as reivindicações dos servidores da categoria, o compromisso foi desmarcado, de última hora, por parte da pasta do governo.

Desse modo, neste dia reservado a celebrar o Policial Federal, o SINPF/SP parabeniza esse profissional, reconhecendo em sua dedicação ao ofício, feita muitas vezes com a própria vida, um elemento crucial à construção de uma nação mais segura, justa e democrática. Sobretudo, é desejo nosso que tal reconhecimento também seja feito pelas pessoas responsáveis em administrar o nosso país.

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...