Há um ano, no dia 13 de março de 2020, foi realizada a posse festiva da diretoria eleita do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (SINPF/SP), na Superintendência da Polícia de Federal. A presidente, Susanna do Val Moore, o vice-presidente, Marcelo Jardim Varela; o secretário geral, Rodolfo de Archangelo; o diretor financeiro, Sérgio Roberto A. Sebastião, o diretor jurídico, Alexandre Santana Sally, a diretora de comunicação e intersindical, Janaina S. C. da Silva Lisa; o diretor social, Antonio D’angelo Junior; a diretora adjunta, Cristiane Pires da Costa e o diretor adjunto, Norival Ferreira, tomaram posse em mais uma vitória da Chapa Renovação e União.

Susanna do Val Moore foi eleita com 67% dos votos para a nova gestão do triênio 2020-2022. A agente da PF e instrutora de Armamento e Tiro passou a ser a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do SINPF/SP em 21 anos. Neste um ano, foram realizadas reuniões quinzenais de diretoria que serviram de base para que o SINPF/SP e sua presidência atual efetivassem as ações idealizadas. Os quinze representantes regionais atuaram no cumprimento a especificidade de sua localidade e atenderam seus colegas, mantendo a inter-relação e integração com a diretoria atual do sindicato e trouxeram iniciativas e procuraram solucionar problemas em suas localidades. Em um balanço de seu primeiro ano de gestão, Susanna acredita que apesar das dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19, como: o fechamento do sindicato em razão da Legislação Estadual e o fechamento do Congresso Nacional, que manteve-se em teleatendimento, impossibilitando o encontro com parlamentares e o trabalho pautas políticas do sindicato, 2020 foi um ano positivo, com melhorias e ganhos para a categoria e seus servidores, bem como o avanço na plataforma de eleição.

Questionada sobre os planos e estratégias para este ano, a presidente acredita que não faltarão oportunidades para lutar pelos temas de direito e interesse da segurança pública do país. “Ainda temos muito pelo caminho. Buscamos promover a reposição salarial com valorização da carreira dos servidores, desenvolver pista de tiro prático, além de focar nas questões da previdência e em outras reformas administrativas para que nossa categoria não seja prejudicada” pontuou Susanna.

Convênios

O SINPF/SP formalizou parceria com diversas empresas e de diversos segmentos com o objetivo de ampliar a oferta de serviços a seus sindicalizados. Para estimular o treino contínuo dos policiais federais e o aprimoramento das habilidades, o sindicato firmou convênio com o clube de tiro Atibaia Shooting Academy (ASA), que conta com 156 mil m² de estrutura para a prática de tiro e com o Centro de Treinamento Tático (CTT). Em preocupação com a saúde mental dos policiais federais, foi firmado também uma nova parceria para oferecer atendimento psicológico aos sindicalizados.

Pandemia

Com a pandemia da Covid-19, o SINPF/SP reuniu-se inúmeras vezes com o Superintendente Regional da Polícia Federal, Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho, para tratar a respeito das medidas administrativas adotadas que foram prontamente atendidas e visar a preservação do efetivo e o bem estar da sociedade como um todo. Para reforçar a prevenção entre os policiais federais, o sindicato assinou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, para garantir Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) aos servidores. A presidente do SINPF/SP reuniu-se também com o Secretário de Saúde de São Paulo, que prometeu a disponibilização das vacinas para os servidores da Polícia Federal no grupo prioritário da segurança.

Mídia

Em seu primeiro ano de gestão, a presidente do SINPF/SP, Susanna do Val Moore, destacou-se em diversos veículos da imprensa. Sua primeira entrevista foi publicada na Universa, plataforma feminina do site Uol, onde contou sobre sua carreira e como conquistou cada vez mais espaço em uma corporação onde os homens são a sua grande maioria. (Veja mais: "Alguns homens têm resistência", diz 1ª presidente do sindicato da PF-SP - 22/03/2020 - UOL Universa). No mês de abril, Susanna teve seu artigo “O que está por trás do discurso de autonomia PF?” publicado no Blog Fausto Macedo, no Estadão. O artigo trouxe informações sobre a saída do ex-ministro Sérgio Moro do Ministério da Justiça. No mesmo mês, o presidente da república, Jair Bolsonaro, compartilhou o vídeo da presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de São Paulo, em que defende que a autonomia da PF estaria firme e que a Instituição continuaria atuando com autonomia, de forma independente e sem interferência. O feito foi publicado pelo Correio Braziliense. Veja mais: Após Bolsonaro chamá-lo de mentiroso, Moro rebate: "Verdade acima de tudo" (correiobraziliense.com.br). Em matéria para a Revista Veja, a presidente do SINPF/SP, Susanna do Val Moore, manifestou sobre seus planos e ambições para o primeiro ano de gestão do sindicato. Veja mais: “Nosso modelo de polícia é dos tempos de Dom João VI” | VEJA SÃO PAULO (abril.com.br). Em entrevista ao canal do Youtube do Estratégia Concursos, Susanna, apresentou detalhes sobre a carreira de agente da PF, explicando como é a rotina dos profissionais, as atribuições e responsabilidades do cargo, bem como a relevância do trabalho. Veja mais: https://www.youtube.com/watch?v=qK5O9mHuQqY. Em outubro, a presidente do SINPF/SP, foi entrevistada ao vivo pelo programa “Fala Brasil”, da TV Record onde falou diretamente do 4º Torneio de Tiro SINPF/SP INTERSEG FORÇAS DE SEGURANÇA SP, destacando o objetivo da competição, promovendo a integração das forças de segurança. Veja mais: https://www.youtube.com/watch?v=M7pQixtFvA8.

Ações e evento

O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de São Paulo realizou o 4º Torneio de Tiro SINPF/SP INTERSEG FORÇAS DE SEGURANÇA SP. A competição foi realizada no Clube Atibaia Shooting Academy (ASA) e reuniu profissionais de todas as forças de segurança pública do Estado no sentido de trazer mais valorização a esses profissionais. Ações sociais também foram realizadas pelo SINPF/SP com o objetivo de informar seus sindicalizados. A primeira ação levou como tema a saúde dos homens e aconteceu durante o Novembro Azul. O time de colaboradores do sindicato entregou materiais informativos sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata para os profissionais da Superintendência Regional da Polícia Federal. No mês de dezembro, o SINPF/SP promoveu também uma importante iniciativa de solidariedade, a campanha do brinquedo. A ação arrecadou 110 brinquedos que foram doados para a Associação dos Policiais Militares e Deficientes Físicos, que acolhe mais de 20 mil policiais que sofreram acidentes de trabalho para levar alegria a diversas crianças neste Natal. A entidade aproveitou ainda para presentear os sindicalizados com agendas 2021 e squeezes.

Ganhos e defesas de direitos

O SINPF/SP em conjunto com colegas e entidades sindicais conseguiu a proteção da categoria contra o congelamento salarial e de progressão de carreira, antes impostos aos servidores públicos concursados e outros membros dos três Poderes pelos PLPs 149/19 e 39/20 até dezembro de 2021, posteriormente vetados pelo presidente Bolsonaro. Um dos projetos da campanha eleitoral da presidente do SINPF/SP, Susanna do Val Moore, foi encampado pela atual gestão da PF e publicada portaria assinada pelo Diretor Geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, em que autoriza e regulamenta o acautelamento e o uso das armas de fogo pelo policial federal, na ocasião de sua aposentadoria. Dentre as principais conquistas do sindicato no ano de 2020, podemos destacar também a Alteração da Resolução nº 515 (maio/2019) da ANAC, que trata da inspeção randômica nos policiais federais que atuam em aeroportos. Por fim, a nova gestão conseguiu obter o registro do terreno da Vila Mangalot, o que possibilitará pleitear a isenção no pagamento do IPTU.

Em questão de defesas de direitos, o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de São Paulo (SINPF/SP) protocolou ofício solicitando esclarecimentos ao Diretor-Geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, acerca do artigo 50 da Instrução Normativa nº 180/2020-DG-PG, que trata do livre porte de arma de fogo institucional ou particular por policiais federais para fins de defesa pessoal. Já em ofício enviado à Diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Cecília Silva Franco, o SINPF/SP solicitou ajustes no pagamento de diárias em razão da periculosidade, verba da qual os policiais federais são indenizados de gastos com viagens durante serviço e missões da PF, entre eles locomoção, hospedagem e alimentação (conforme prevê o art. 58 da lei 8.112/90). Foi argumentado no documento que a última correção de valores aconteceu há 11 anos, e por estarem defasados, os custos causam injustos prejuízos aos policiais diante dos gastos necessários durante exercício. Em relação a atividade física, o sindicato solicitou a direção um apoio para uma contratação a empresa GymPass ou empresa similar a essa, que fornece uma série de academias pelo Brasil inteira e se adequaria a função de um servidor da PF que cumpre missões em vários estados e assim, poderiam dar continuidade a prática física obrigatória exigida em função do cargo. Atualmente, está em processo de licitação para a contratação de academias para os servidores da Polícia Federal e uma sugestão para adesão de um plano de saúde eficiente para todos.

O SINPF/SP informa que esse é apenas um apanhado sobre algumas ações que foram conquistadas durante o ano de 2020 como um meio de prestar contas em nome da transparência, que é uma das principais ferramentas do sindicato para com seus filiados. O Sindicato da Polícia Federal de São Paulo busca divulgar diariamente em seu site e em suas redes sociais todas suas lutas e conquistas.

Nos próximos anos de gestão trabalharemos para cumprir a plataforma de campanha e trazer sempre melhorias e a valorização do servidor da Polícia Federal. É o que deseja todos os diretores e representantes regionais.

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...