O vereador de Ribeirão Preto/SP, Otoniel Lima (PRB/SP) enviou requerimento de moção n° 3425/2018 ao deputado Rubens Pereira Júnior (PCdo B- MA) solicitando que ele emita parecer favorável à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 361 –conhecida como PEC do FBI, da qual ele é relator.

O autor da PEC é o próprio Otoniel Lima, que na época era deputado federal e atendeu pedidos de agentes, escrivães e papiloscopistas representados pelo SINDPOLF/SP.  Segundo a moção, a proposta foi criada “diante da necessidade de fortalecimento da Polícia Federal, como organização policial de excelência e do melhor atendimento às expectativas da sociedade no campo da segurança pública”.

Rubens Pereira Júnior (PCdo B- MA) é relator da PEC 361. Foto:Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Otoniel Lima deixa claro na moção que o objetivo da Proposta é aumentar a eficácia da PF, nos moldes do FBI, alterando a “Carta Magna com novas diretrizes para organização da Carreira Policial Federal e para valorização de seus integrantes”. Neste caso manterá as atuais atribuições dos órgãos policiais, estabelecendo a existência da carreira e cargos únicos. 

O documento solicita também que seja dada ciência da presente moção para o SINDPOLF/SP. Ao receber cópia do requerimento, o presidente do sindicato, Alexandre Santana Sally se manifestou:

Deputado Otoniel Lima. Foto: Agência Câmara

 “Fiquei muito feliz com a iniciativa do Otoniel - nosso eterno deputado federal. Eterno porque quando não tínhamos nenhum representante da Polícia Federal defendendo os EPAS, ele foi o parlamentar que lançou e brigou por nossa a bandeira e sem pertencer à carreira, fez muito pela nossa categoria. Nós temos admiração, respeito e agradecimento eterno ao, repito que pra nós – deputado Otoniel , hoje vereador em Ribeirão”.

Sally ressaltou que Otoniel Lima tomou a iniciativa da moção sem qualquer interferência ou solicitação do sindicato. “Partiu do Otoniel, o que reforça ainda mais nossa admiração pela pessoa dele, que se comprometeu com a causa polícia federal, com a carreira policial federal e ainda enfrentou barreiras e pressão do delegado, deputado  Francischini e de seu assessor, também delegado federal, que queriam que  retirasse a PEC 361 de pauta, a qual se recusou", lembrou Sally. Por fim, o sindicalista novamente agradeceu:  “Nosso agradecimento e reconhecimento de todo o comprometimento do Otoniel à causa EPA e como ele mesmo fala: juntos somos fortes, estamos sempre juntos”.

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...