No dia em que a Polícia Federal comemora 81 anos de existência, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), juntamente com 25 sindicatos participantes da Assembleia Geral Extraordinária, protocolou um ofício ao Diretor-Geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues. O documento expressa veemente repúdio ao assédio moral na instituição, clama pela valorização da saúde mental dos policiais e aborda os desafios enfrentados pelos servidores lotados no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU).
O texto menciona problemas como desgaste nas relações de trabalho, insuficiência de efetivo e sobrecarga de funções, fatores que comprometem as condições de trabalho e a saúde mental dos servidores. Além disso, solicita maior transparência sobre o programa Rosa dos Ventos.
Os representantes reforçam que qualquer forma de assédio ou ameaça é inaceitável em qualquer unidade do país, especialmente no maior aeroporto da América Latina, onde o déficit de policiais federais agrava a situação. A saúde mental e o bem-estar dos servidores, reiteram os sindicalistas, devem ser prioridades para a gestão da Polícia Federal.