Servidores, chefias, aposentados, pensionistas e anistiados devem realizar procedimento na plataforma SOUGOV.BR

Todos os agentes públicos ativos, aposentados, pensionistas, anistiados e servidores líderes de equipe deverão validar seus dados cadastrais que começou no  dia 1º de março. Nesta data, tem início o Ciclo 2025 da Validação Cadastral Obrigatória, que será realizada exclusivamente pela plataforma SOUGOV.BR, conforme determina a Portaria MGI nº 1.035, de 23 de fevereiro de 2024. O prazo para o procedimento vai até 30 de abril.

Tanto servidores quanto chefias fazem a validação cadastral. Os agentes públicos com função de liderança realizam uma validação além da cadastral, a da equipe, para confirmar a relação de servidores com quem atuam e alterar informações sobre esses profissionais no Programa de Gestão e Desempenho (PGD). A expectativa é de que aproximadamente um milhão trezentas e oitenta mil pessoas atualizem dados pessoais e profissionais como número de telefone, endereço e setor de lotação no serviço público. A não atualização no prazo estabelecido pode resultar em penalidade para os servidores ativos, como a abertura de processo administrativo passível de advertência.

Uma novidade do ciclo que começa em março é permitir que aposentados e pensionistas que estejam no mesmo período da validação cadastral pendente de realização de prova de vida possam realizá-la de imediato após finalizar a validação no SOUGOV.BR.

"O Ciclo 2025 de Validação Cadastral representa uma etapa fundamental para garantir a precisão e atualização dos dados dos servidores, aposentados, pensionistas e líderes de equipe”, assinala Antônio Fiuza, diretor de Soluções Digitais da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Segundo Fiuza, o processo assegura o recebimento de vantagens e benefícios, promove uma gestão pública mais eficiente e baseada em dados confiáveis e reduz a carga de atividades operacionais das unidades de gestão de pessoas. “A validação cadastral constitui mais do que uma obrigação. Significa um passo importante para a modernização e eficiência da administração pública”, destaca o diretor.

Texto original

OUTRAS NOTÍCIAS

Em reunião com Diretor-Geral da PF, SINPF/SP...

Em agenda recente, a presidente do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (SINPF/SP),...

Assembleia Geral Ordinária no dia 31 de março

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2025 O Sindicato dos Servidores Públicos Civis Federais do Departamento...

SINPF/SP cumprimenta o Sindicato dos Policiais...

No dia 19 de março, o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de São Paulo (SINPRF-SP)...

PF e GAECO/SP deflagram operação para...

Campinas/SP. A Polícia Federal e o GAECO (Núcleo São Paulo) deflagraram na manhã desta...

Nota de repúdio é pautada em dois veículos...

A nota de repúdio emitida pelo SINPF/SP em relação ao projeto "Desafio 2025" da Polícia Federal...

Ciclo 2025 de Validação Cadastral começou em 1º...

Servidores, chefias, aposentados, pensionistas e anistiados devem realizar procedimento na...