A Emenda Constitucional 361 – conhecida como a PEC do FBI já tem como relator designado o deputado federal. Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) e se aproxima de uma possível votação na Câmara. Todos os policiais e sociedade precisam apoiá-la para sua aprovação.
A PEC 361 visa aumentar a eficácia da Polícia Federal estruturando-a nos moldes do FBI e reorganizando também a carreira policial, com valorização de seus profissionais em todos os cargos. O projeto estabelece a formação inicial e uma única porta de ingresso à PF respeitando o policial pelas competências, experiências, especializações, além da conduta ética.
Também a compatibilidade das funções ocupadas pelos integrantes da carreira com a formação de nível superior e com a necessidade de atender as naturezas investigativas, judiciárias, operacional, administrativa, técnica e científica da carreira policial.
O presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally, lembra sobre a importância da participação de todos os colegas para que a proposta seja aprovada. Neste sentido, solicitamos a todos o envio de apoio ao parlamentar Rubens Pereira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ).
“Não podemos deixar uma proposta que ajuda a sociedade e também incentiva a entrada de novos policiais no departamento fique sem apoio. Lembro que o deputado Fernando Francischini foi um ferrenho opositor à PEC 361 e chegou a pressionar o autor - o deputado à época, Otoniel Lima para que ela fosse retirada da pauta, por ser contra a carreira única”, comentou o sindicalista.
Em uma postagem nas redes sociais, o policial Scandiuzzi resumiu bem: “na verdade reclamamos muito e fazemos pouco” - ele divulga em suas páginas um chamamento para que todos apoiem a PEC DO FBI. Se quisermos mudanças precisamos também trabalhar por elas e esse é o momento de nossa mobilização. Escreva para o parlamentar e apoie a aprovação da PEC 361.