Um ano após se aposentar, o que aconteceu em junho de 2003, Willhams Pereira de Morais (Agente de Classe Especial) foi eleito vereador na cidade de Socorro, interior de São Paulo. Em 2007 e 2008 presidiu a Câmara dos Vereadores. A essa função se seguiram as de suplente de vereador, chefe do Serviço de Trânsito e diretor de Gestão de Frota.

Após se tornar primeiro suplente, em março último foi nomeado secretário de Segurança e Defesa do Cidadão. “Respondo pela Guarda Civil Municipal,  Departamento Municipal de Trânsito, Defesa Civil, Junta Militar”, comentou Willhams, que é o filiado número 2 do SINDPOLF/SP e tem sob seu comando 50 guardas municipais e também os profissionais que atuam no Trânsito e na Defesa Civil. 

A cidade tem cerca de 39 mil habitantes e,  apesar do baixo índice de criminalidade, a responsabilidade de Willhams é grande. “Recentemente detectamos elementos estranhos na cidade e o serviço de inteligência  captou informações sobre um grupo que promovia roubos. Ficamos de prontidão. Foram abordados dois indivíduos com antecedentes criminais e imagens de câmeras mostraram que havia mais seis pessoas. Foi assim que impedimos a consumação do crime que seria roubar os correios”. 

De acordo com Willhams, que tem na bagagem de Policial Federal atuação na repressão de crimes aeroportuários, na delegacia de crimes fazendários e repressão a entorpecentes, sua experiência lhe ajuda muito no combate ao crime. 

“Mas agimos sempre respeitando as atribuições da Guarda Municipal, que e limitada pela lei. E somamos nossos esforços aos da Polícia Militar e da Civil, que compõem as forças de segurança do município”, diz o secretário que recentemente completou 60 anos. 

“Com esse trabalho em conjunto temos detectado e identificado grande parte dos autores de atos delituosos, com prisões. E o Ministério Público nos dá muito apoio também”. 

Ele elogia a atuação prefeito, André Eduardo Bozola de Souza Pinto,  e o suporte dado para melhorar a segurança na cidade. 

“Está em processo a implantação do Detecta, que fiscaliza o fluxo de veículos que passam pela cidade. Foi concluída a construção do canil da Guarda Municipal que também teve o efetivo aumentado e ganhará outros 14 integrantes. Temos o monitoramento por câmera de diversos locais, com renovação de frota de viaturas e motocicletas em janeiro, investimentos em tecnologia, treinamento dos Guardas Civis e a renovação dos armamentos deles”, finaliza o secretário. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...