Após solicitações do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (SINPF-SP) para revisões na Resolução nº 515, de maio de 2019, a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC aprovou hoje (27/10) a alteração do artigo 11, que tratava da inspeção randômica em policiais federais nos aeroportos e que entraria em vigor no próximo domingo (1/11).

A decisão da ANAC tornou-se possível a partir de iniciativas do SINPF-SP, o qual protocolou ofício junto à Diretoria-Geral (DG) da Polícia Federal solicitando providências em relação à determinação.

Agora, com a alteração da Resolução, os servidores públicos que possuem o porte de arma por prerrogativa de função, devidamente credenciados, estarão isentos de inspeção de segurança para acessar às ARS (basicamente PF e Receita Federal).

“Essa é mais uma conquista resultante do trabalho do SINPF-SP para defender a atuação dos policiais federais. Há mais de um mês buscamos junto à Diretoria-Geral da PF soluções para adequar a Resolução nº 515 da ANAC, tendo em vista que os aeroportos de São Paulo, entre eles o maior da América Latina, recebem o maior fluxo de voos do país. São nestes locais que a Polícia Federal realiza algumas das mais importantes ações no combate ao tráfico de drogas, entre diversas outras relevantes atuações”, afirma a presidente do SINPF-SP, Susanna do Val Moore.

No dia 17 de setembro, Susanna reuniu-se com o Diretor-Geral da PF, Rolando Alexandre de Souza, em Brasília (DF), para iniciar as discussões sobre o tema. No encontro, a presidente solicitou apoio para preservar a categoria, já que os policiais federais seriam obrigados a entregar as certidões de antecedentes criminais e sociais para a empresa privada do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Após relatos de problemas relacionados à normativa da ANAC em questão, Susanna foi novamente à Brasília, em 6 de outubro, onde apresentou pessoalmente para o Chefe de Gabinete da DG, Milton Rodrigues Neves, um ofício do Sindicato.

O texto solicitava respostas e medidas a fim de acabar com constrangimentos quanto a exposição de certidões de antecedentes criminais e sociais para a GRU AirPort ou qualquer outra empresa privada. No dia 16 de outubro, o Diretor-Geral da PF respondeu a solicitação do SINPF-SP, por meio de ofício, informando que haviam sido iniciadas tratativas junto à ANAC para construção da solução. Abaixo, trecho do ofício da DG -PF em resposta.

“Em atenção ao documento em referência, informo que a questão apresentada pelo SINDPOLF/SP, (agora SINPF-SP) mostrou-se significativamente relevante e que já foram iniciadas tratativas junto à ANAC para construção da solução, uma vez que a melhor solução inicialmente identificada demandará alteração de normativos daquele órgão. Tão logo elas sejam concretizadas, os resultados serão encaminhados para conhecimento.”

A nova Resolução da ANAC deverá ser publicada até sexta-feira (30/11).

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...