O SINDPOLF/SP considera inaceitável a imagem divulgada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal em suas redes sociais, contendo os dizeres: “Delegado Federal, o cérebro da investigação”. A mensagem transmitida na ilustração é absolutamente desrespeitosa com os demais cargos da Polícia Federal (agentes, papiloscopistas, peritos e escrivães), pois insinua que somente os delegados são a parte “pensante” da equipe ou que comandam a função racional das investigações.
Tais atribuições não competem a somente um cargo entre os servidores da Polícia Federal, tendo todos eles irrestrita capacidade e aptidão para exercê-las. Os agentes, escrivães e papiloscopistas, a título de exemplo, atuam na linha de frente das investigações, trabalhando diretamente nos setores de inteligência que produzem as provas. Portanto além de injusta e inadequada, a mensagem divulgada pela instituição é mentirosa, colocando os demais cargos da PF em um contexto de inferioridade.
As investigações criminais possuem caráter multidisciplinar, todos os policiais são profissionais de nível superior e capacitados para exercer suas funções, o que justifica o sucesso da PF enquanto instituição. Por fim, o SINDPOLF/SP reforça seu reconhecimento e admiração a todos os servidores que se dedicam incansavelmente e fazem da Polícia Federal um órgão mais ético, íntegro e eficiente.