O treinamento de tiro do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal de junho contou com a participação do DREX da SR/SP, Luiz Roberto Ungaretti de Godoy. A atividade foi realizada no clube ASA (Atibaia Shooting Academy), na cidade de Atibaia.
A ação faz parte do plano anual de treinos para desenvolver e aprimorar as habilidades exigidas para agir em situações de risco diferenciado, conforme prevê a IN (Instrução Normativa) que criou o grupo. A participação do DREX ressalta a importância e prestígio do grupo, formado em sua maioria por agentes e escrivães.
“Hoje a presença dos GPIs nas unidades regionais é imperiosa, sabemos que grande parte das demandas sensíveis e de alto risco demanda o pronto emprego, motivo pelo qual nosso apoio irrestrito à atuação deste grupo diferenciado e de policiais de grande valor”, destacou Ungaretti.
Criado em 2009, o GPI de São Paulo foi o pioneiro no país na formação de uma equipe destinada a esses tipos de operações, como por exemplo, as que envolvam possibilidade de grandes comoções, escolta de criminosos de alta periculosidade, atuação em crimes contra o patrimônio e crime organizado e ações antiterrorismo. A partir do GPI São Paulo, equipes foram implantadas também nos outros Estados, sempre subordinadas à Superintendência Regional.