Apesar da necessidade do concurso para provimento e ampliação do quadro de pessoas na Polícia Federal, e da importância da publicação do edital do concurso na última semana, as 500 vagas oferecidas, independente de sua distribuição, não serão capazes de atender aos 430 pedidos de aposentadoria apresentados até dezembro do ano passado, quando aumentaram com a proposta de reforma previdenciária no funcionalismo público.
O Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Estado de São Paulo – SINDPOLF/SP assim como todos os sindicatos do país também reivindica o aumento do quantitativo de vagas no concurso para o cargo de escrivão. “As 80 vagas disponíveis para escrivães são inferiores ao que a PF necessita. Esse número no mínimo deveria ser dobrado” – explica o presidente da entidade, Alexandre Santana Sally.
Redistribuição
O Sindicato da categoria acredita que o número de vagas poderia ter uma distribuição melhor. Segundo Sally, há um exagero na quantidade de vagas para delegados, porque o Departamento possui atualmente muitos desses profissionais cedidos em outros lugares como secretarias, em trabalho com parlamentares, etc – e poderiam chamá-los novamente para o quadro.
A sugestão é que das 150 vagas para delegados, bastariam 50. As outras 100 restantes poderiam ser dobradas em virtude do orçamento, e distribuídas em mais 100 vagas para escrivães, 50 para papiloscopistas e 50 para agentes. O Sindicato de São Paulo espera que a unificação dos cargos de agente e escrivão, discutida dentro da Polícia Federal há um bom tempo, seja colocada logo em prática pois essa medida amenizaria o problema de efetivo.
Sobre a unificação
A unificação de todos os cargos em uma só carreira, contemplada por um Projeto de Emenda Constitucional (PEC 73/2013) tramita no Senado é uma reivindicação da categoria em todo o país. A matéria está pronta para pauta da Comissão de Constituição e Justiça e se aprovada seguirá plenário e votação em dois turnos. A proposta foi inspirada no modelo do Federal Bureau of Investigation (FBI) e no formato de estrutura adotado pela Polícia Rodoviária Federal.