Após reunião hoje (16/03) entre o presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Sally, e o chefe do SRH/DPF/SR/SP, Antônio Carlos da Silva e Silva, ficou decidido que não será efetuado o desconto da Contribuição Sindical esse mês. Leia, abaixo, o comunicado.


“Inobstante fato superveniente em razão da promulgação da lei 13.467/2017, que não extinguiu, porém alterou a forma de cobrança da Contribuição Sindical, possa ser arguido a fim de que a sentença judicial deixe de produzir efeitos, ainda assim, é de suma importância que haja alguma alteração nos autos do processo (Mandado de Segurança nº 0004920-40.2014.4.03.6100), com eventual determinação judicial em face da Superintendência Regional da PF em SP, para que cesse o desconto, seja por perda de objeto, seja por qualquer motivo que sobrevenha aos autos.

Não basta a administração eventualmente trazer uma nova interpretação acerca da matéria, no sentido de que a nova norma legal implique em perda do objeto da ação em trâmite, o Judiciário deve ser provocado antes da cessação do desconto.

A título ilustrativo, vejamos o pagamento de pensão alimentícia a filho menor. Não basta o menor beneficiário alcançar a idade de 18 anos completos para a extinção automática do pagamento da pensão. Cabe ao interessado, no caso o pai, requerer em juízo a exoneração da obrigação pelo fato do filho haver alcançado a idade. Enquanto o pai não peticionar neste sentido, mesmo que o filho já esteja com 21 anos, o pagamento continuará sendo realizado.

Ainda, vale lembrar que “decisão judicial não se discute, se cumpre” e nenhum ato administrativo, seja qual for, baseado em interpretação pessoal de norma legal, tem o condão de interromper a execução de qualquer sentença judicial em vigor. Ao contrário. Não cumprir determinação judicial com base em decisão administrativa, enseja, em tese, crime de desobediência e abuso de autoridade.

Entretanto visando colaborar para que seja alcançada a melhor solução sobre o problema apresentado, o presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Sally,  e o chefe do SRH/DPF/SR/SP, Antônio Carlos da Silva e Silva, após reunião realizada hoje  (16/03), concordaram com o sobrestamento temporário do desconto da Contribuição Sindical. “

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...