A primeira Assembleia Geral Extraordinária de 2018 foi realizada na sexta-feira (02/02), na sede do SINDPOLF/SP, em São Paulo. Os sindicalizados expuseram seus pontos de vista com um intenso debate sobre a criação da Polícia de Nível Médio na Polícia Federal e a unificação das carreiras de Agente e Escrivão propostas pela Direção Geral.
Sobre esse ponto, o presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally, esclarece o porquê de os papiloscopistas não estarem incluidos na unificação. “Há mais de cinco anos existem grupos de trabalho sobre a reestruturação da Policia Federal. E, a pedido da Abrapol, representante de classe dos papiloscopistas, esses profissionais não participam da unificação”.
Na assembléia realizada na sede do SINDPOLF/SP foi feita votação e o resultado será enviado para a Fenapef. Houve participação on line das regionais e seus membros também opinaram sobre essas questões.
O resultado mostrou que 54% dos participantes da assembleia são contra a criação da Polícia de Nível Médio, 33% são favoráveis à criação desde que regulamentada por lei (Decreto ou Lei ordinária ou Complementar) e 13 % se abstiveram de votar. Com relação à unificação das carreiras de Agente e Escrivão, 95 % são favoráveis à proposta e 5 % contrários.
Ao final da reunião, verificou-se que parte dos presentes não eram filiados. Alexandre Sally se posicionou a respeito quando foi informado do fato. “A cara de pau dos que não pagam o sindicato é tão grande que 10% dos presentes não eram sindicalizados. É por essa razão que nas próximas assembleias haverá controle rigoroso da entrada dos participantes”, comentou o presidente que acrescentou: “O sindicato existe para defender os interesses dos seus sindicalizados, que pagam para isso. Não é correto quem não paga emitir qualquer tipo de opinião ou mesmo participar de qualquer tipo de assembléia”.
Amanhã (06/02) haverá uma segunda reunião, em Brasília, de todas as entidades representantes de todos os cargos da Polícia Federal. Nilto Mendes da Silva (vice-presidente do SINDPOLF/SP) e Achilles José Larena (membro do Conselho Fiscal Efetivo do Sindicato) estarão presentes.