A Direção-Geral da Polícia Federal lançou o “Desafio PF 2025”, uma disputa entre as superintendências estaduais que premiará aquelas com os melhores indicadores de produtividade. Embora, para a Direção-Geral, esse projeto possa parecer uma estratégia de engajamento, para o SINPF/SP e os servidores da Polícia Federal, ele representa desrespeito e indignação, gerando memes e protestos em diversas entidades sindicais.
Por isso, o Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (SINPF/SP) manifesta seu veemente repúdio à iniciativa, que ignora as verdadeiras demandas estruturais da Polícia Federal e transforma um serviço essencial à segurança pública em uma mera 'gincana burocrática'.
A lógica anunciada de metas e premiações não só banaliza a missão institucional, como também prejudica o trabalho conjunto das superintendências regionais, que dependem de cooperação e integração para resultados eficazes.
As premiações oferecidas pelo projeto, na verdade, representam a provisão de equipamentos essenciais que deveriam ser garantidos a todas as unidades, sem quaisquer exceções. Sendo bens públicos, sua natureza os torna inalienáveis, devendo ser utilizados exclusivamente pelos servidores federais em suas atividades. Esses bens não podem ser transformados em premiações com base no desempenho, pois tal prática desvirtua sua finalidade pública e pode gerar benefícios pessoais indevidos.
Essa medida desastrosa ignora as adversidades enfrentadas pelos servidores, incluindo condições de trabalho precárias, desestruturação de carreira, valores salariais defasados, pressões institucionais abusivas e aumento nos casos de adoecimento mental.
O sindicato reafirma que a excelência no combate ao crime depende de investimentos como: infraestrutura moderna e adequada; condições de trabalho dignas para os servidores; valorização e reconhecimento efetivo dos profissionais, por meio de políticas que priorizem o respeito e estímulo às equipes.
Por fim, o SINPF/SP exige a reformulação ou suspensão imediata do projeto, propondo uma abordagem estratégica, ampla e séria para enfrentar os problemas que desafiam a Polícia Federal. Segurança pública deve ser tratada com a seriedade e o respeito que o tema exige.
Susanna do Val - presidente do SINPF/SP

Batatinha Frita 1, 2, 3 – Gincana na PF? SINPF/SP repudia projeto da Polícia Federal
- Detalhes
- SINPF/SP
- Sindical