A presidente do SINPF/SP, Susanna do Val Moore, foi uma das palestrantes do 6º Congresso de Polícia do MP, realizado do dia 19 a 23 de abril, em Brasília. O evento foi promovido pelo Sindicato Nacional dos Servidores do MPU (SindMPU), em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Associação dos Agentes de Polícia do Ministério Público Brasileiro (AGEMPU).
Em sua palestra, no dia 20, Susanna abordou o tema “Facções criminosas e o crime de domínio de cidades/novo cangaço”, trazendo um panorama sobre a origem dessas organizações criminosas, seus impactos na sociedade e o “modus operandi” das facções na prática do chamado domínio de cidades.
Durante sua explanação, Susanna destacou o papel essencial da Polícia Federal no combate a esse tipo de crime. Além da atuação investigativa dos policiais da instituição, que tem resultado na desarticulação de diversos grupos criminosos, integrantes da PF também se destacam no meio acadêmico como referência no estudo do novo cangaço. Entre eles, Susanna citou o APF Ricardo Matias Rodrigues e o APF Hélio Freitas, que fazem parte do grupo Alpha Bravo Brasil, referência na pesquisa sobre o tema.
“Agradeço ao APF Hélio e ao grupo Alpha Bravo Brasil, que têm produzido estudos relevantes e me deram suporte para esta apresentação”, afirmou Susanna.
O Congresso reuniu especialistas para debater temas estratégicos, como polícias institucionais no contexto da Segurança Pública, terrorismo e princípios jurídicos, além do uso da Inteligência Artificial no combate a crimes cibernéticos, entre outros.