Documento não reflete as necessidades de diversos cargos na PF

Em assembleia extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (09), na sede do Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo (SINPF/SP), os policiais federais do Estado rejeitaram integralmente o texto da minuta de Lei Orgânica da Polícia Federal apresentada pela Direção-Geral aos representantes sindicais no dia 25 de julho.  A minuta tem como objetivo elaborar regras de organização e funcionamento interno da Polícia Federal (PF), com critérios para preenchimento de cargos e aposentadorias, além de definir os direitos e atribuições de todos os cargos que dela participam: agentes, escrivães, papiloscopistas, peritos e delegados.

A minuta gerou críticas por não refletir as necessidades de equidade e valorização almejadas pelos policiais federais. Além disso, a proposta cria uma hierarquia inadequada, com o cargo de delegado tendo supremacia sobre os demais, algo que não está alinhado com o texto constitucional.

Para os sindicalistas, a proposta também limita o crescimento na carreira, uma vez que concentra toda a direção das atividades da PF no cargo de delegado.

O documento apresentado pelo Diretor-Geral, Andrei Augusto Passos Rodrigues, também propõe a supressão dos direitos de candidatura e filiação partidária dos policiais federais, o que tornaria a única carreira do serviço público federal de natureza civil com essa restrição.

No Brasil, os 27 sindicatos que compõem a base da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) estão realizando Assembleias Gerais para votar o posicionamento em relação ao texto da minuta. A Fenapef se manifestará à Direção da Polícia Federal com base no resultado dessas votações.  O texto foi apresentado pronto ao sistema sindical da Fenapef, sem discussão prévia com a participação da maioria do efetivo da PF (Fenapef e sindicatos).

Versão da Direção-Geral da Polícia Federal, clique aqui.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...