O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assegurou durante a sessão plenária de 03/04/2024 que o projeto que estabelece o novo regime disciplinar da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil do Distrito Federal terá uma votação ágil na Casa. O Projeto de Lei (PL 1952/2007) foi aprovado pela Câmara dos Deputados no mês de março e está prestes a chegar ao Senado. 

A última regulamentação sobre esse tema data de 1965 (Lei 4878/1965) e lista infrações disciplinares excessivamente amplas e vagas, o que confere muita discricionariedade para a instauração (ou não) de procedimentos administrativos disciplinares. O novo texto é mais específico e restringe as infrações puníveis com demissão a 14 hipóteses, aplicáveis somente a atos de especial gravidade. 

O PL 1952/2007 revoga dispositivos da Lei nº 4.878/1965 e estabelece regras mais específicas para as infrações disciplinares e suas sanções trazendo à luz um novo regime disciplinar para a Polícia Federal e para a Polícia Civil do Distrito Federal. 

Vale mencionar que a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e o Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo (Sinpf/SP) emitiram opiniões técnicas sobre o projeto e que o conteúdo do PL interessa diretamente a categoria. 

Uma das questões apontadas pelas entidades sindicais se refere ao efeito secundário da aplicação da sanção de suspensão, já que no sistema anterior, a pena de suspensão prejudicava o servidor com a interrupção do prazo de progressão na carreira policial. Por exemplo, um dia de suspensão poderia gerar um prejuízo de cinco anos na carreira do colega punido. Desta forma, ressalta-se a necessidade de um critério técnico na avaliação da suspensão na questão da progressão funcional. 

Acompanhe a situação do projeto junto ao Senado neste link.

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...