Durante a palestra, Susanna destacou a importância do efetivo feminino nas polícias
No terceiro dia de atividades do 5º Congresso de Polícia do Ministério Público a diretora da Mulher da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e presidente do Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo (SINPF/SP), Susanna do Val Moore, realizou palestra que tratou da Segurança de Autoridades.
Antes do início da apresentação, a diretora foi homenageada pelos gestores do evento pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, 8 de março. Em virtude da comemoração e da visível falta de presença feminina entre os participantes presenciais do evento, Susanna do Val iniciou sua palestra falando sobre essa realidade dentro da Polícia Federal (PF) e demais instituições policiais.
“São poucas as mulheres ainda na polícia ministerial, mas não é muito diferente na PF. Somos em torno de 3,5% de policiais mulheres. Hoje essa ausência tem feito muita falta porque tem alguns serviços que requerem uma policial, especialmente no que tange às exigências provenientes da Justiça, do CNJ, e acaba que não temos o efetivo necessário”.
A diretora lembrou ainda que na segurança de autoridades essa demanda tem sido crescente pois muitas vezes a autoridade assistida é uma mulher.
“Há determinadas posições que existe a preferência por policial do sexo feminino no serviço de segurança de dignitários, em especial quando a autoridade acompanhada é uma mulher, para o caso de haver necessidade de verificação prévia de segurança em banheiro feminino, por exemplo”.
Ao encerrar a palestra, Susanna tornou a ressaltar a importância da realização de eventos como o 5º Congresso Polícia do Ministério Público. “Eventos como esse promovem a troca de experiências entre as instituições e ainda nos propiciam o aperfeiçoamento de nossas atividades e a consequente melhoria das carreiras”.
O 5º Congresso de Polícia do Ministério Público acontecerá até o dia 10 de março, no Quality Hotel & Suites Brasília, em Brasília (DF).
Fonte: FENAPEF
Segurança de autoridades é tema da palestra feita por Susana do Val no 5º Congresso de Polícia do Ministério Público
- Detalhes
- SINDPOLF/SP
- Sindical