NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de São Paulo (SINPF/SP), em apoio às entidades representativas dos profissionais de Segurança Pública, se une à manifestação de desagrado ao desfile da escola de samba Vai-Vai durante o carnaval paulistano, na ala intitulada “Sobrevivendo no Inferno”.

A arte deve provocar reflexões diversas, mas é importante que a liberdade de expressão não seja utilizada para denegrir a imagem de suas instituições e das forças de segurança, tema debatido exaustivamente nos últimos anos. A escola de samba, ao retratar os agentes com escudos escritos “Choque”, chifres e asas vermelhas, ultrapassou os limites do respeito e da coerência.

O carnaval não pode ser utilizado como ferramenta para disseminação de estereótipos negativos e desinformação. Os agentes da lei merecem respeito e reconhecimento pelo trabalho árduo que realizam, arriscando suas próprias vidas na proteção da população e no enfrentamento do crime.

Assim, o SINPF/SP destaca que a sociedade e agremiações compreendam a dimensão de suas responsabilidades sociais e ajam com sensibilidade e discernimento.

O SINPF/SP reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos policiais e com a promoção de um diálogo construtivo entre a sociedade e as instituições de segurança. Esperamos que situações como essa sejam evitadas no futuro, em prol de um convívio harmonioso e respeitoso entre todos os cidadãos.