No Outubro Rosa se realiza uma campanha para a prevenção de problemas de saúde específicos das mulheres. No Novembro Azul se realiza campanha para a prevenção dos problemas de saúde específicos dos homens. E no mês de janeiro? Tem campanha? Tem cor?

Sim, tem, e dedicado tanto a homens quanto às mulheres. É o Janeiro Branco, com uma campanha que visa promover uma reflexão sobre a saúde mental, ou numa outra vertente: a prevenção ao adoecimento emocional.

O Janeiro Branco tem a intenção de convidar as pessoas a refletirem sobre sua saúde mental. É claro e notório que o estado emocional das pessoas tem se deteriorado em todas as partes do mundo.

Sabemos que problemas de ordem emocional e psicológico têm assolado nossos colegas da PF, com índices alarmantes de suicídio dentro de nossa corporação. Quando uma pessoa toma tão trágica decisão é porque está com seu equilíbrio emocional absolutamente comprometido. No entanto, vários colegas estão vivendo no limite da ansiedade e do comprometimento emocional.

Desse modo convidamos você a parar um pouquinho e realmente ser honesto consigo mesmo. Como você tem convivido com a realidade? Como está seu estado emocional? Cuidado. Não é uma questão de avaliar seu grau de felicidade. Não confunda saúde mental com felicidade plena. Não confunda fervor de qualquer matiz com saúde mental.

Mas a campanha convida você para refletir como está seu equilíbrio.

Com a sociedade meio confusa tal reflexão é muito interessante e diria necessária.
O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de São Paulo, na pessoa de sua presidente, Susanna do Val Moore, tem a intenção de formatar um projeto com algumas intervenções visando incentivar, principalmente os mais reticentes, a fazer a prevenção ao adoecimento emocional. Estarei junto neste projeto. Estamos aguardando apenas que a pandemia fique mais sob controle para podermos dar o start.

Um abraço de um colega de profissão, policial das antigas, que não tem vergonha de reconhecer que uma hora admitiu: eu preciso de ajuda, eu preciso ajustar meu equilíbrio emocional.

Espero que logo logo tenhamos a chance de nos encontrar.
MAURITONIO NUNES – APF aposentado/psicólogo

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...