Sabendo da importância da promoção da saúde e bem-estar, o Sindicato dos Policiais Federais do Estado de São Paulo (SINPF/SP) apoia e compartilha a iniciativa Janeiro Branco, campanha que tem como objetivo debater o adoecimento emocional e promover a saúde mental.

“Essa campanha traz um importante ponto de reflexão para nós, policiais federais, que no exercício de nossas profissões enfrentamos um cenário estressante, violento e sujeito a inúmeros riscos que podem nos desestabilizar emocionalmente e ocasionar um adoecimento. Muitos de nós não procuram apoio psicológico desde o início e chegam ao extremo de transtornos como a ansiedade e depressão, até mesmo por vergonha ou preconceito em relação a busca de ajuda”, afirma a presidente do SINPF/SP, Susanna do Val Moore.

Neste ano, o SINPF/SP dará início ao projeto “Saúde Mental para Todos”, em parceria com o APF aposentado e psicólogo Mauritonio Nunes. A iniciativa vai colocar em prática linhas de diálogo com os policiais federais para promover a prevenção ao adoecimento emocional. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre a ação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o segundo país com maior número de depressivos na América Latina, com 5,8% da população, sendo também o maior em prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%. Dados como esses demonstram a importância em adotar um comportamento preventivo e buscar equilíbrio entre atitudes, emoções e ações. Com isso, o SINPF/SP traz algumas dicas:

  • - Pratique atividades físicas;
  • - Evite álcool;
  • - Cuide da sua alimentação;
  • - Preserve relacionamentos saudáveis;
  • - Se cobre menos;
  • - Desenvolva pensamentos positivos.

Em caso de mudanças bruscas de personalidade, incapacidade de enfrentar problemas do dia a dia e ansiedade desmedida, é preciso investigar e tratar de forma adequada. Na presença de um desses sinais, procure a ajuda de um especialista! O SINPF/SP conta com convênios e parcerias para atendimento psicológico aos sindicalizados. Informe-se no nosso site (www.portalsp.org.br/sindpolfsp).

Uma outra opção acessível é instalar no celular o aplicativo gratuito "Tá tudo bem?", que funciona como uma ferramenta de auxílio para a prevenção ao suicídio, oferecendo apoio e informações sobre o tema. Além disso, o aplicativo possui um botão de emergência, que liga automaticamente para o CVV - Centro de Valorização da Vida (telefone 188), para atendimento sigiloso 24h por dia.

Adoecimento emocional não é sinal de fraqueza e nem motivo para ter vergonha.

Cuidar da mente é cuidar da vida!

FACEBOOK - INSTAGRAM - TWITTER

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...