Sabendo da importância da promoção da saúde e bem-estar, o Sindicato dos Policiais Federais do Estado de São Paulo (SINPF/SP) apoia e compartilha a iniciativa Janeiro Branco, campanha que tem como objetivo debater o adoecimento emocional e promover a saúde mental.
“Essa campanha traz um importante ponto de reflexão para nós, policiais federais, que no exercício de nossas profissões enfrentamos um cenário estressante, violento e sujeito a inúmeros riscos que podem nos desestabilizar emocionalmente e ocasionar um adoecimento. Muitos de nós não procuram apoio psicológico desde o início e chegam ao extremo de transtornos como a ansiedade e depressão, até mesmo por vergonha ou preconceito em relação a busca de ajuda”, afirma a presidente do SINPF/SP, Susanna do Val Moore.
Neste ano, o SINPF/SP dará início ao projeto “Saúde Mental para Todos”, em parceria com o APF aposentado e psicólogo Mauritonio Nunes. A iniciativa vai colocar em prática linhas de diálogo com os policiais federais para promover a prevenção ao adoecimento emocional. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre a ação.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o segundo país com maior número de depressivos na América Latina, com 5,8% da população, sendo também o maior em prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%. Dados como esses demonstram a importância em adotar um comportamento preventivo e buscar equilíbrio entre atitudes, emoções e ações. Com isso, o SINPF/SP traz algumas dicas:
- - Pratique atividades físicas;
- - Evite álcool;
- - Cuide da sua alimentação;
- - Preserve relacionamentos saudáveis;
- - Se cobre menos;
- - Desenvolva pensamentos positivos.
Em caso de mudanças bruscas de personalidade, incapacidade de enfrentar problemas do dia a dia e ansiedade desmedida, é preciso investigar e tratar de forma adequada. Na presença de um desses sinais, procure a ajuda de um especialista! O SINPF/SP conta com convênios e parcerias para atendimento psicológico aos sindicalizados. Informe-se no nosso site (www.portalsp.org.br/sindpolfsp).
Uma outra opção acessível é instalar no celular o aplicativo gratuito "Tá tudo bem?", que funciona como uma ferramenta de auxílio para a prevenção ao suicídio, oferecendo apoio e informações sobre o tema. Além disso, o aplicativo possui um botão de emergência, que liga automaticamente para o CVV - Centro de Valorização da Vida (telefone 188), para atendimento sigiloso 24h por dia.
Adoecimento emocional não é sinal de fraqueza e nem motivo para ter vergonha.