O Dia Internacional da Mulher- comemorado em 08 de março, serve para refletirmos qual a condição em que nos encontramos na sociedade do século XXI. Se por um lado, recordamos das muitas manifestações por igualdade econômica e política, sendo uma delas a de maio de 1908 nos Estados Unidos com a participação de 1500 mulheres, por outro lado, nos deparamos com a realidade de 2019 e um aumento de 7,3% nos casos de feminicídios.

Na área política, 2018 foi a primeira eleição com a obrigatoriedade de os partidos destinarem ao menos 30% dos repasses a candidaturas femininas e promoveu alguns avanços como o aumento do número de mulheres eleitas. Temos hoje 77 deputadas federais (aumento de 51% em relação às eleições anteriores) e no Senado sete senadoras. Nos Estados da Federação, foram eleitas 161 deputadas estaduais, representando aumento de 41,2% em relação ao ano de 2014, quando foram 114 mulheres.

Na área de segurança pública, em 2017 o Brasil tinha 642 mil profissionais, desses, 13,5% eram mulheres, segundo Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em entrevista naquele ano para o site Mulher +360.  Samira informou também que nas Polícias Militares, a média de profissionais do sexo feminino era de 9,8% e em alguns estados não passa de 5%.

Já na PF, as servidoras que ocupam cargos dentro da Polícia Federal correspondem a 13,8% do efetivo total dos 11,3 mil policiais na ativa. Somadas ao número de servidoras que ocupam os cargos administrativos, chegam a 2,3 mil. Esses dados de 2018, apresentados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), demonstram a necessidade do crescimento do universo feminino neste segmento.

Dentro deste contexto, algumas mudanças acenam de forma positiva pelas entidades representativas dos servidores da PF.  A criação da Diretoria da Mulher, é um dos exemplos de ações implementadas pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) cujas atribuições serão decididas em Assembleia. Destaca-se também que dos 27 sindicatos dos servidores da PF, quatro presidentes são mulheres.

Acreditando que as mudanças começam a partir de nossas reflexões e na avaliação sobre a necessidade de que elas devem ocorrer, o SINDPOLF/SP cumprimenta e apoia todas as mulheres deste país que buscam no dia a dia o respeito, a valorização e uma sociedade mais justa.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...