A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) afirmou nesta terça-feira (15) que, com o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), os requisitos para a concessão da posse de arma serão "objetivos". Até agora, a Polícia Federal analisava a "real necessidade" da arma sem critérios definidos.

"A partir de agora, estes [critérios] serão objetivos e, por isso, não dependerão da interpretação de cada chefe de unidade da PF, para que o cidadão usufrua do direito à posse de arma", diz a Fenapef.

Ao G1, a entidade – que reúne sindicatos de diversos estados – diz que a PF continuará exercendo o mesmo papel de antes, "controlando a concessão da posse de armas e fiscalizando a ocorrência de eventuais desvios, conforme previsto na Lei nº 10.826/2003".

“A legitimidade para a concessão ou veto à posse de arma não sofreu alteração e continuará a cargo da PF”, diz o agente federal e diretor de comunicação da Fenapef, Francisco Lião.

A entidade também afirma que a palavra do cidadão "terá um peso maior nesse novo processo", mas "não poderá ser tratada como uma verdade absoluta". A declaração é baseada no fato de que o próprio decreto assinado por Bolsonaro considera a possibilidade de informações falsas no registro.

Ministro discorda

Essa interpretação, no entanto, é diferente da declaração dada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em entrevista à GloboNews nesta terça. Ele afirmou que "basta uma declaração do cidadão, e esta declaração é tomada como verdade" – e que a verificação só ocorrerá se houver um incidente.

 Leia matéria completa neste link para o  G1

OUTRAS NOTÍCIAS

Jornal Extra: Federação Nacional dos Policiais...

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) divulgou, nesta terça-feira (dia 12), uma...

PF e PM/SP desarticulam organização criminosa...

A Polícia Federal deflagrou, com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, nesta quinta-feira...

Chapa 1 vence as eleições da Fenapef e Marcus...

Com 1.973 votos, a Chapa 1 – Experiência e Trabalho – venceu as eleições para a Diretoria...

Eleições Fenapef: Federação disponibiliza guia...

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, mais de 5,5 mil servidores da Polícia Federal sindicalizados em...

Nota de Repúdio

A Federação Nacional dos Policiais Federais vem a público repudiar o teor da proposta de Lei...

Eleições Fenapef: prazo prorrogado para o...

Por causa da alta demanda de cadastramento no site da FENAPEF, que é necessário para habilitar o...