Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe importantes mudanças para as servidoras gestantes e lactantes da Polícia Federal. A alteração no artigo 2º da portaria anterior, de dezembro de 2022, estabelece novas normas que visam proteger e apoiar essas servidoras e suas famílias.

Publicada no Boletim de Serviço nº 163 de 23 de agosto deste ano, a portaria garante às policiais gestantes e lactantes com filhos de até dois anos de idade, direitos como a exclusão de escalas de operação policial, plantão e sobreaviso. Além disso, as lactantes poderão cumprir até duas horas diárias da jornada em regime de teletrabalho, conforme os procedimentos e formalidades do programa de gestão de desempenho da PF. Essas horas de trabalho parcial poderão ser fracionadas a critério da servidora.

Segundo o documento, “considera-se operação policial, para fins de aplicação da Portaria, aquela que exija a participação em atividade operacional realizada em ambiente externo ao órgão”. A restrição de participação em operações policiais e sobreaviso não se aplica aos procedimentos de polícia judiciária e às atividades administrativas realizadas na unidade de lotação da servidora, durante o horário de funcionamento do órgão.

A portaria também destaca que a chefia imediata da servidora deve ajustar as atividades desempenhadas para garantir que a jornada híbrida não prejudique o funcionamento da unidade.

O Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo (SINPF/SP) considera a publicação um avanço significativo na PF e acredita que os benefícios para as mães servidoras podem e devem ser ampliados ainda mais. “Trata-se de mais uma conquista das mulheres servidoras da Polícia Federal. É importante lembrarmos que o bom andamento de qualquer setor da PF depende de ambientes saudáveis e propícios para que todos os servidores, neste caso específico sobre as mulheres, exerçam  suas atividades e continuem com  atenção à sua família”, afirmou o presidente em exercício, Sérgio Bakana.

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...