Na foto: Danilo César Campetti, Flavio Antonio Gomes e João Paulo Dondelli
Os agentes de Polícia Federal: Danilo César Campetti, Flavio Antonio Gomes e João Paulo Dondelli receberam na última sexta-feira (14), em sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo, o “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo” – homenagem oferecida a pessoas, brasileiras ou estrangeiras, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de São Paulo.
A iniciativa da premiação foi do deputado estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL) que segundo ele, “atuaram com brilhantismo e profissionalismo exemplar, principalmente pela ação que frustrou a tentativa de homicídio ao presidente da República, Jair Bolsonaro, nas eleições de 2018”.
Em seu discurso, o deputado contou que naquele ano recebeu uma ligação do setor responsável pela segurança dos candidatos à presidência da República, convidando-o para compor a equipe de segurança do candidato Bolsonaro. Ele recusou pois era candidato ao pleito paulista e indicou os agentes Danilo, Flávio e João Paulo, “sem receio de errar” uma vez que conhecia o trabalho deles.
“Vocês honram os cargos a que são investidos e são motivo de orgulho a seus familiares, aos amigos, aos colegas de trabalho e a todo o povo brasileiro, por isso são merecedores da mais alta condecoração do legislativo paulista”, mencionou Balas dirigindo-se aos homenageados.
Autoridades e representantes de diversas entidades participaram do evento, entre as quais a presidente do SINDPOLF/SP, Susanna do Val Moore; o diretor parlamentar da Fenapef, Marcos Firme; o deputado federal, Eduardo Bolsonaro(PSL/SP) e o promotor de Justiça Farto Neto que representou a Associação Paulista do Ministério Público.
Na foto da esquerda para direita: Deputado estadual Agente Danilo Balas, Susanna do Val Moore, Danilo César Campetti, Flavio Antonio Gomes e João Paulo Dondelli
Para Susanna do Val, a homenagem representa a valorização de toda a categoria policial federal. “São de extrema relevância iniciativas, tão nobres e ao mesmo tempo raras, como a do deputado Danilo Balas de homenagear policiais que atuaram na segurança do Presidente da República, durante as eleições de 2018, e tiveram papel decisivo em salvaguardar sua vida. Senti-me honrada em presenciar este momento, tão carregado de emoção dos corajosos colegas - Campeti, Dondeli e Flávio- que, recebendo esse Colar de Honra ao Mérito, trazem reconhecimento e valorização para todos policiais, sejam os que trabalharam na segurança do Presidente ou outras autoridades, sejam todos policiais federais de áreas de atuação diversas que exercem seu mister com técnica e dedicação, construindo a Polícia Federal”.
MÉRITO DE TODOS
Em entrevista para o SINDPOLF/SP, Danilo Campetti explicou que os três agentes condecorados foram os primeiros nomes escolhidos por Danilo Balas na construção da equipe, da primeira fase da operação em São Paulo, e por esse motivo a homenagem do deputado. Para ele é um reconhecimento a todos que participaram da operação.
“É uma emoção muito grande receber esse colar do mérito legislativo e para nós é motivo de orgulho, mas temos que estender toda essa honraria também aos outros integrantes da nossa equipe. Os que estavam na época e os que compuseram ao final”, disse Campetti. O agente ainda complementou: “Todos trabalharam aí e todos os esforços foram conjugados para o resultado exitoso da missão”.
O policial João Paulo Dondelli dedicou a homenagem aos deputados estadual Agente Federal Danilo Balas e federal Eduardo Bolsonaro. “Recebi com alegria e humildade esse reconhecimento de honra ao mérito, tendo a certeza de que ali, representava todos os policiais de todas as forças que nos ajudaram naquele dia, nossos colegas da PF e inúmeros heróis anônimos, como nós, que exercem a vocação”, disse.
LEMBRANÇAS À TONA
Quando foi confirmada a solenidade, Danilo Balas pediu para que o APF Flavio Antonio Gomes discursasse em nome de todos. A princípio, o agente recusou e disse que pediria para que Campetti o fizesse. “Foi o que eu fiz”, disse.
Flavio receava vivenciar em suas falas tudo o que aconteceu no dia 6 de setembro de 2018, quando o então candidato Jair Bolsonaro sofreu uma facada no abdome. Flavio carregou Bolsonaro nos braços e com a equipe o levou para um lugar seguro fora da multidão.
“Passaram-se alguns dias e senti que na verdade eu poderia estar evitando alguma coisa, talvez de ter que revisitar aquele dia. Com o tempo, a gente aprende algumas coisas, dentre elas a completar as experiências, sejam boas ou ruins. Vi que ainda precisava completar essa experiência falando tudo o que eu queria falar”, explicou o agente que por fim aceitou o pedido do deputado.
Em seu discurso, Flavio lembrou dos momentos vividos por toda a equipe desde o início da segurança até o momento do atentado. Sobre a homenagem, Flavio afirmou: “A homenagem, que muito me honra, foi um detalhe comparada à oportunidade que o meu amigo Danilo Balas me deu para falar sobre isso publicamente. Só tenho a agradecer a confiança e o reconhecimento”.