Fotos: Mayara Letícia Benedito Pelegrini Duarte

Especialistas diversos, estudantes e profissionais de segurança pública se reuniram na última quarta-feira, 14 de agosto, em Cruzeiro- Interior de São Paulo, para discutirem a identificação e formas de prevenção de casos de depressão e suicídio. O evento foi realizado no auditório da ETEC Prof. José Sant’Ana de Castro por iniciativa do SINDPOLF/SP- regional Cruzeiro e da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência- APMDFESP -regional Cruzeiro.

Na abertura, momentos de emoção alternadas entre os discursos do diretor regional de Cruzeiro, Luiz Carlos Affonso e  o bacharel em administração de empresas, José Luiz Rodrigues Costa.  Afonso deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância de se alertar a sociedade sobre o grande problema da depressão. José Luiz narrou brevemente episódios de lutas e ressaltou que eventos desta natureza devem ser prioridades.

O presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally reforçou os cuidados de toda a sociedade em relação a observação sobre pessoas próximas, um colega de trabalho, um familiar que podem estar em depressão e a partir das observações, o ato de aproximação. Sally mencionou a pesquisa desenvolvida pela Federação Nacional dos Policiais Federais sobre casos de suicídio dentro da PF.

A primeira palestra foi sobre “A importância de ouvir” – com o vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS), Robert Gellert Paris.  O profissional apontou mitos e verdades sobre o suicídio e a importância da atuação da sociedade civil, de políticas públicas de prevenção, entre outros.

O agente de Polícia Federal Mauritonio Nunes, também foi palestrante no evento e abordou o tema “Saúde Mental, pedindo ajuda”.  O evento também contou com a participação de outros especialistas nas palestras: Alexandra Valéria Vicente da Silva (“Crise Suicida: do fenômeno a negociação”); o professor Adilson Martins (“Vida com depressão: mude a rota em direção à felicidade”); João Alexandre dos Santos (“A desconstrução da pessoa humana do servidor policial como fator de potencialização para o declínio de sua saúde mental” ) e Paulo Beni (“Entre o estresse e a fé” )

Fizeram parte da mesa de abertura: o presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally; o diretor regional do SINDPOLF/SP, Carlos Afonso; o capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Bruno Cesar Assis Sobral; o presidente da Comissão de Estudos de Assuntos do Interesse dos Policiais Militares do Estado de São Paulo , Paulo Roberto Torres Galindo e o representante da ETEC Prof. José Sant’Ana de Castro, Adilson Martins. Também a enfermeira Ana Chavão Lombardi, representando o secretário municipal de Saúde de Cruzeiro, Danilo Rezende.

Vídeo do seminário produzido por Paulo Beni

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...