Fotos: Mayara Letícia Benedito Pelegrini Duarte

Especialistas diversos, estudantes e profissionais de segurança pública se reuniram na última quarta-feira, 14 de agosto, em Cruzeiro- Interior de São Paulo, para discutirem a identificação e formas de prevenção de casos de depressão e suicídio. O evento foi realizado no auditório da ETEC Prof. José Sant’Ana de Castro por iniciativa do SINDPOLF/SP- regional Cruzeiro e da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência- APMDFESP -regional Cruzeiro.

Na abertura, momentos de emoção alternadas entre os discursos do diretor regional de Cruzeiro, Luiz Carlos Affonso e  o bacharel em administração de empresas, José Luiz Rodrigues Costa.  Afonso deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância de se alertar a sociedade sobre o grande problema da depressão. José Luiz narrou brevemente episódios de lutas e ressaltou que eventos desta natureza devem ser prioridades.

O presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally reforçou os cuidados de toda a sociedade em relação a observação sobre pessoas próximas, um colega de trabalho, um familiar que podem estar em depressão e a partir das observações, o ato de aproximação. Sally mencionou a pesquisa desenvolvida pela Federação Nacional dos Policiais Federais sobre casos de suicídio dentro da PF.

A primeira palestra foi sobre “A importância de ouvir” – com o vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS), Robert Gellert Paris.  O profissional apontou mitos e verdades sobre o suicídio e a importância da atuação da sociedade civil, de políticas públicas de prevenção, entre outros.

O agente de Polícia Federal Mauritonio Nunes, também foi palestrante no evento e abordou o tema “Saúde Mental, pedindo ajuda”.  O evento também contou com a participação de outros especialistas nas palestras: Alexandra Valéria Vicente da Silva (“Crise Suicida: do fenômeno a negociação”); o professor Adilson Martins (“Vida com depressão: mude a rota em direção à felicidade”); João Alexandre dos Santos (“A desconstrução da pessoa humana do servidor policial como fator de potencialização para o declínio de sua saúde mental” ) e Paulo Beni (“Entre o estresse e a fé” )

Fizeram parte da mesa de abertura: o presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally; o diretor regional do SINDPOLF/SP, Carlos Afonso; o capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Bruno Cesar Assis Sobral; o presidente da Comissão de Estudos de Assuntos do Interesse dos Policiais Militares do Estado de São Paulo , Paulo Roberto Torres Galindo e o representante da ETEC Prof. José Sant’Ana de Castro, Adilson Martins. Também a enfermeira Ana Chavão Lombardi, representando o secretário municipal de Saúde de Cruzeiro, Danilo Rezende.

Vídeo do seminário produzido por Paulo Beni

OUTRAS NOTÍCIAS

Jornal Extra: Federação Nacional dos Policiais...

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) divulgou, nesta terça-feira (dia 12), uma...

PF e PM/SP desarticulam organização criminosa...

A Polícia Federal deflagrou, com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, nesta quinta-feira...

Chapa 1 vence as eleições da Fenapef e Marcus...

Com 1.973 votos, a Chapa 1 – Experiência e Trabalho – venceu as eleições para a Diretoria...

Eleições Fenapef: Federação disponibiliza guia...

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, mais de 5,5 mil servidores da Polícia Federal sindicalizados em...

Nota de Repúdio

A Federação Nacional dos Policiais Federais vem a público repudiar o teor da proposta de Lei...

Eleições Fenapef: prazo prorrogado para o...

Por causa da alta demanda de cadastramento no site da FENAPEF, que é necessário para habilitar o...