Fotos: APF Luiz Eduardo Miyashiro

Mais de 300 pessoas se reuniram na última quinta-feira, 23, para uma simulação de sequestro de aeronave dentro do aeroporto Moussa Tobias, em Bauru. O treinamento foi realizado pelos policiais federais da cidade  e envolveu também a Polícia Militar, a Polícia Militar Rodoviária, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, o Grupamento Águia e o Grupo de Pronta Intervenção (GPI), formado por agentes da PF de Bauru, além de outros municípios da região, como Ribeirão Preto.

Também de outras localizações como o Comando de Operações Táticas (COT), vinculado à PF de Brasília; o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da PM de São Paulo; o Comando de Operações Especiais (COE), também da PM da Capital Paulista; e o Grupo Especial de Reação (GER), da Polícia Civil de São Paulo. e funcionários do aeroporto.

Segundo o Jornal da Cidade de Bauru que acompanhou o treinamento, “esta foi a maior simulação já feita no município, em termos de união das forças policiais”.

Treinamento

A equipe é dividida em vários grupos de ações: Grupo de Decisão, Grupo de Gerenciamento de Crise, Grupo Tático, Grupo de Negociação, Grupo de Apoio e Grupo de Inteligência.

A simulação foi de um grupo de criminosos abordando dois funcionários de uma empresa de transportes de valores, que transferiam o dinheiro para a aeronave Cesna – com a chegada da PM, os ladrões entraram no carro-forte levando quatro reféns.  Daí começa todo o trabalho de capacitação visando qualificar a equipe e a segurança no aeroporto.

Uma refém fica gravemente ferida com a troca de tiros, e é a primeira a ser libertada. Agentes do GPI levam a mulher para a Unidade de Resgate e enquanto isso, é posicionado o atirador de elite. Outras duas vítimas também foram entregues à polícia e a quarta saiu acompanhada dos três criminosos, que resolveram se render. 

A avaliação deste treinamento constará em relatório da PF. A simulação não é obrigatória, mas contribui para que os envolvidos obtenham aprimoramento técnico profissional  na qualidade de segurança do aeroporto e dos prestadores de serviço que lá atuam, bem como nos procedimentos de ações preventivas.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...