Em entrevista para o Jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba), o APF e deputado estadual eleito, Danilo Balas (PSL), abordou a modernização do atual modelo de segurança e também o Ciclo Completo de Polícia, que atribuiria atividades de patrulhamento ostensivo e investigação criminal a uma mesma organização policial. Balas alinhava a equipe de trabalho que será dividida em dois escritórios (em Sorocaba e na capital) para estruturar projetos que serão apresentados durante sua gestão.
Balas destacou que “com o Ciclo Completo de Polícia, teremos mais eficiência, o que hoje não temos. No Brasil, 95% dos crimes não chegam à solução. Eu tenho 25 anos de segurança pública e é até uma vergonha admitir isso.”
O parlamentar foi questionado a respeito da indefinição sobre o assassinato da então vereadora Marielle Franco (PSol) e o motorista Anderson Gomes, em março deste ano, no Rio de Janeiro. Depois de nove meses, o crime ainda não foi esclarecido por completo.
“O Ciclo Completo de Polícia vai mudar o cenário nacional da segurança pública. Além do crime de Marielle, nós temos diversos outros contra agentes de segurança, policiais militares, civis e agentes penitenciários, que são aguardados na ‘tocaia’ por integrantes de organizações criminosas. O caso dela veio à tona e ficou mais na mídia, mas pelo país nós temos cidadãos morrendo diariamente. Com o modelo de segurança sendo modificado, esse cenário vai mudar bastante”, afirmou.
Leia matéria completa no site do Cruzeiro do Sul.