São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (28) a operação Revanche para desarticular uma das maiores organizações criminosas voltada ao contrabando de cigarros no Brasil. 120 policiais cumprem 15 mandados de prisão, 26 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Paraná. Todos foram expedidos, a pedido da PF, pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo.
O inquérito policial se iniciou em março de 2014, por iniciativa da PF, e aponta que os investigados distribuíam diariamente cerca de 800 mil maços de cigarros de marcas paraguaias, cuja importação é proibida, faturando cerca de R$ 1 milhão por dia. Para isso, o grupo mantinha uma estrutura empresarial voltada à compra, venda, guarda e distribuição de cigarros e corrompendo servidores públicos encarregados pela repressão.
Há indícios de que a Organização Criminosa movimentou cerca de R$ 500 milhões por meio de laranjas e empresas de fachada por meio do sistema financeiro. Os bens dos envolvidos foram bloqueados pela Justiça Federal.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes e contrabando, corrupção passiva e organização criminosa, cujas penas variam de 1 a 8 anos de prisão.
Comunicação Social
Superintendência da Polícia Federal em São Paulo