Sorocaba/SP. A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira (14/5), a 2ª Fase da Operação SEPSIS – Óleo na Roda, com o objetivo de cumprir três mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
Essa segunda fase da investigação tem por objetivo apurar supostas práticas ilegais envolvendo a contratação de uma organização social sem fins lucrativos pela prefeitura municipal de Sorocaba, mediante a celebração de um Termo de Convênio, em março de 2022, para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Mediante a análise de parte do material apreendido por ocasião da primeira fase da operação, deflagrada em 23 de novembro de 2023, identificaram-se novas pessoas físicas e jurídicas que podem ter participado do esquema investigado, as quais são alvo das buscas realizadas na data de hoje.
Além da expedição dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou o sequestro e indisponibilidade de quatro imóveis situados em condomínios de alto padrão nos municípios de Sorocaba e Votorantim/SP.
Os crimes investigados são corrupção ativa, corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.