No mês de comemoração do Dia do Policial Federal (16 de novembro), o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de SP reuniu profissionais de todas as forças de segurança pública, no último sábado, 31 de outubro, no 4º Torneio de Tiro SINPF/SP INTERSEG FORÇAS DE SEGURANÇA SP, competição realizada no Clube Atibaia Shooting Academy (ASA), em Atibaia/SP.

Com duas modalidades praticadas, dentre elas o Desafio do Aço e o Tiro Dinâmico, o evento contou com a participação de 64 competidores, totalizando cerca de 150 pessoas incluindo sindicalizados do SINPF/SP, convidados e familiares. O encontro reuniu Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Civis, Policiais Militares, Guardas Civis Municipais, Policiais Penais, atiradores desportivos, membros das Forças Armadas e da Receita Federal do Brasil.

Mesmo com a previsão de chuva, o evento superou a quantidade prevista de participantes e foi marcado pelo clima de confraternização. “Foi um dia muito especial, com momentos de descontração, interação e aprendizados. Além de incentivar a prática esportiva do tiro para o treinamento dos policiais, nossa ideia ao promover o Torneio de Tiro INTERSEG é possibilitar a troca de experiências e a integração de todas as forças responsáveis pela proteção da sociedade. É mais uma iniciativa do SINPF/SP que busca a valorização dos profissionais de segurança pública”, ressalta a presidente do Sindicato, Susanna do Val Moore, que também é instrutora de tiro.

O evento, segundo o Diretor Social do SINPF/SP Antônio D’Angelo Junior, é uma demonstração de que as forças de segurança precisam estar unidas uma vez que todas têm a missão de combater a criminalidade e proteger a sociedade.

Com caráter eliminatório, o Desafio do Aço consistiu em um duelo do qual cada competidor disparava e derrubava poppers (alvos metálicos) posicionados a 15 metros. A cada disputa, vencia o oponente que acertasse em menor tempo a sequência de alvos. Foi considerado o campeão da modalidade o competidor que permaneceu na prova sem nenhuma derrota em todos os duelos. Já no Tiro Dinâmico, foi disponibilizada uma pista com três alvos metálicos e cinco alvos de IPSC. Com obstáculos a serem contornados, a prova exigia do competidor velocidade e precisão.

Venceram o Desafio do Aço, Thiago Neuburger – convidado (1º lugar), João Ismael Menegat – Polícia Federal (2º lugar) e James Thong Nguyen Vu - convidado (3º lugar). No Tiro Dinâmico, o pódio foi constituído por Raul Dantas (1º lugar), Marcel Pellegrini (2º lugar) e Luiz Eduardo Miyashiro (3º lugar), todos da Polícia Federal. Confira aqui o ranking completo do Tiro Dinâmico e o Chaveamento do Desafio do Aço. Os melhores colocados em cada modalidade foram premiados com troféus, seguro de arma e hospedagem de um final de semana em Ilhabela ofertado pelo hotel Itapemar. Já os destaques de cada instituição convidada foram gratificados com medalhas.

Agente da Polícia Federal, integrante do GPI e do GAT-SP, e participante de todas as edições do Torneio de Tiro INTERSEG, Luiz Eduardo Miyashiro se dedicou à organização de toda a parte técnica da competição. “Com este evento conseguimos aproximar as Instituições, formando contatos, fomentando treinamentos conjuntos, troca de informações, tudo para aprimorar o combate ao crime e seus autores. O SINPF-SP com o INTERSEG consagra-se como a única organização que conseguiu viabilizar gratuitamente para o operador da Segurança Pública toda a munição, montagem das pistas, organização, alimentação, inúmeros brindes, premiação, troféus, medalhas e muitas atrações”, destaca Miyashiro, terceiro colocado no Tiro Dinâmico, que também é instrutor de tiro.

Participando do evento pela primeira vez, o agente de PF Raul Dantas, vencedor da modalidade Tiro Dinâmico, é coordenador do GPI, instrutor de tiro e competidor de IPSC production. “Participo de provas de IPSC há anos e foi uma grata surpresa ver a organização e a qualidade deste evento do SINPF/SP. É um encontro muito importante, pois conta com a participação de vários policiais de outras forças e é uma ótima oportunidade para rever os amigos. Valeu muito a pena!”

Ao fim das provas, o SINPF/SP buscou chamar atenção para as práticas de primeiros socorros por meio de um campeonato conduzido pela agente da PF Carolina Artimonte Farjallat Pereira, professora de Primeiros Socorros em Atividade Policial. A disputa exigia que os participantes aplicassem torniquete com a técnica correta no menor tempo possível. Os vencedores ganharam itens de primeiros socorros e brindes disponibilizados pelos patrocinadores do evento.

Para o escrivão da Polícia Civil Juliano Giampaulo Boteon, esse tipo de competição engrandece as instituições de segurança pública do Estado e incentiva o profissional a sempre buscar treinamento porque são nestes momentos que é possível analisar falhas e o que precisa ser aprimorado.

O Vice-Presidente do Sindicato, Marcelo considera o campeonato de suma importância. “Esse torneio do SINPF/SP oferece ao policial mais uma oportunidade para praticar e testar suas habilidades. Além deste evento para incentivar o treinamento, o sindicato disponibiliza espaço com estande de tiro para os policiais federais sindicalizados praticarem continuamente”, conta.

Garantindo o cumprimento da regra da competição, o agente da PF Renan Torres compôs a equipe de arbitragem do torneio. Além de instrutor de tiro há mais de 10 anos, ele é atirador desportivo e federado há 14 anos. “Todo policial deveria procurar alguma modalidade de tiro porque é uma maneira de se cobrar e melhorar na prática”, considera Renan.



Parceiro do SINPF/SP desde julho, o Clube Atibaia Shooting Academy (ASA) foi o espaço escolhido para sediar o torneio. Com amplos estandes para a prática de tiro, além de área social, o Clube ASA proporcionou conforto e segurança aos presentes no evento. Por meio de um convênio, a academia de tiro disponibiliza o espaço aos sindicalizados do SINPF/SP para treinamentos de tiro sem qualquer custo de anuidade ou taxa de matrícula.

O evento contou com um estande de vendas de artigos militares da US ARMY. A história e a cultura se fizeram presentes por meio dos colecionadores de militarias e viaturas militares antigas (CVMAISP e DVMVEX), grupo que nasceu com o intuito de preservar a história da motomecanização militar do Brasil. Durante todo o torneio, os colecionares fizeram exposição de equipamentos, materiais, armas e veículos militares que abrilhantaram o evento e proporcionaram mais interação e entretenimento aos colegas participantes.

A organização do evento foi desempenhada pela empresa Winter Eventos . A CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) , empresa estratégica de defesa, forneceu as munições do torneio. Os competidores foram presenteados com diversos brindes, dentre eles caixa para armazenar munição flampas da Hunter Guns , brinco de prata 925 da Bertoldi Pratas , caderno e boné da CBC .

Também contribuíram para o sucesso do 4º Torneio de Tiro SINPF/SP INTERSEG os copatrocinadores e apoiadores Tatical Botucatu, Arma Protegida e Federal Shoot, Teleinfo, Dermato Health, Nespresso, Alvos NG, Famplas, Emporium Acrílico e Águia azul.

O SINPF/SP e o Clube ASA seguiram as recomendações e medidas de prevenção contra o Covid-19. Na entrada no evento, foram distribuídos kits com álcool em gel e máscaras. Cerca de 35kg de alimentos não perecíveis que foram arrecadados no torneio serão doados para a Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP).

O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de SP registra aqui seu agradecimento a todos os participantes, competidores, representantes das forças de segurança, instrutores, patrocinadores e apoiadores que tornaram o 4º Torneio de Tiro SINPF/SP INTERSEG possível.

A TV Record marcou presença no torneio e realizou cobertura ao vivo durante o programa Fala Brasil. Assista abaixo.

CONFIRA AQUI A GALERIA DE FOTOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...