No mês de comemoração do Dia do Policial Federal (16 de novembro), o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de SP reuniu profissionais de todas as forças de segurança pública, no último sábado, 31 de outubro, no 4º Torneio de Tiro SINPF/SP INTERSEG FORÇAS DE SEGURANÇA SP, competição realizada no Clube Atibaia Shooting Academy (ASA), em Atibaia/SP.
Com duas modalidades praticadas, dentre elas o Desafio do Aço e o Tiro Dinâmico, o evento contou com a participação de 64 competidores, totalizando cerca de 150 pessoas incluindo sindicalizados do SINPF/SP, convidados e familiares. O encontro reuniu Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Civis, Policiais Militares, Guardas Civis Municipais, Policiais Penais, atiradores desportivos, membros das Forças Armadas e da Receita Federal do Brasil.
Mesmo com a previsão de chuva, o evento superou a quantidade prevista de participantes e foi marcado pelo clima de confraternização. “Foi um dia muito especial, com momentos de descontração, interação e aprendizados. Além de incentivar a prática esportiva do tiro para o treinamento dos policiais, nossa ideia ao promover o Torneio de Tiro INTERSEG é possibilitar a troca de experiências e a integração de todas as forças responsáveis pela proteção da sociedade. É mais uma iniciativa do SINPF/SP que busca a valorização dos profissionais de segurança pública”, ressalta a presidente do Sindicato, Susanna do Val Moore, que também é instrutora de tiro.
O evento, segundo o Diretor Social do SINPF/SP Antônio D’Angelo Junior, é uma demonstração de que as forças de segurança precisam estar unidas uma vez que todas têm a missão de combater a criminalidade e proteger a sociedade.
Com caráter eliminatório, o Desafio do Aço consistiu em um duelo do qual cada competidor disparava e derrubava poppers (alvos metálicos) posicionados a 15 metros. A cada disputa, vencia o oponente que acertasse em menor tempo a sequência de alvos. Foi considerado o campeão da modalidade o competidor que permaneceu na prova sem nenhuma derrota em todos os duelos. Já no Tiro Dinâmico, foi disponibilizada uma pista com três alvos metálicos e cinco alvos de IPSC. Com obstáculos a serem contornados, a prova exigia do competidor velocidade e precisão.
Venceram o Desafio do Aço, Thiago Neuburger – convidado (1º lugar), João Ismael Menegat – Polícia Federal (2º lugar) e James Thong Nguyen Vu - convidado (3º lugar). No Tiro Dinâmico, o pódio foi constituído por Raul Dantas (1º lugar), Marcel Pellegrini (2º lugar) e Luiz Eduardo Miyashiro (3º lugar), todos da Polícia Federal. Confira aqui o ranking completo do Tiro Dinâmico e o Chaveamento do Desafio do Aço. Os melhores colocados em cada modalidade foram premiados com troféus, seguro de arma e hospedagem de um final de semana em Ilhabela ofertado pelo hotel Itapemar. Já os destaques de cada instituição convidada foram gratificados com medalhas.
Agente da Polícia Federal, integrante do GPI e do GAT-SP, e participante de todas as edições do Torneio de Tiro INTERSEG, Luiz Eduardo Miyashiro se dedicou à organização de toda a parte técnica da competição. “Com este evento conseguimos aproximar as Instituições, formando contatos, fomentando treinamentos conjuntos, troca de informações, tudo para aprimorar o combate ao crime e seus autores. O SINPF-SP com o INTERSEG consagra-se como a única organização que conseguiu viabilizar gratuitamente para o operador da Segurança Pública toda a munição, montagem das pistas, organização, alimentação, inúmeros brindes, premiação, troféus, medalhas e muitas atrações”, destaca Miyashiro, terceiro colocado no Tiro Dinâmico, que também é instrutor de tiro.
Participando do evento pela primeira vez, o agente de PF Raul Dantas, vencedor da modalidade Tiro Dinâmico, é coordenador do GPI, instrutor de tiro e competidor de IPSC production. “Participo de provas de IPSC há anos e foi uma grata surpresa ver a organização e a qualidade deste evento do SINPF/SP. É um encontro muito importante, pois conta com a participação de vários policiais de outras forças e é uma ótima oportunidade para rever os amigos. Valeu muito a pena!”
Ao fim das provas, o SINPF/SP buscou chamar atenção para as práticas de primeiros socorros por meio de um campeonato conduzido pela agente da PF Carolina Artimonte Farjallat Pereira, professora de Primeiros Socorros em Atividade Policial. A disputa exigia que os participantes aplicassem torniquete com a técnica correta no menor tempo possível. Os vencedores ganharam itens de primeiros socorros e brindes disponibilizados pelos patrocinadores do evento.
Para o escrivão da Polícia Civil Juliano Giampaulo Boteon, esse tipo de competição engrandece as instituições de segurança pública do Estado e incentiva o profissional a sempre buscar treinamento porque são nestes momentos que é possível analisar falhas e o que precisa ser aprimorado.
O Vice-Presidente do Sindicato, Marcelo considera o campeonato de suma importância. “Esse torneio do SINPF/SP oferece ao policial mais uma oportunidade para praticar e testar suas habilidades. Além deste evento para incentivar o treinamento, o sindicato disponibiliza espaço com estande de tiro para os policiais federais sindicalizados praticarem continuamente”, conta.
Garantindo o cumprimento da regra da competição, o agente da PF Renan Torres compôs a equipe de arbitragem do torneio. Além de instrutor de tiro há mais de 10 anos, ele é atirador desportivo e federado há 14 anos. “Todo policial deveria procurar alguma modalidade de tiro porque é uma maneira de se cobrar e melhorar na prática”, considera Renan.
Parceiro do SINPF/SP desde julho, o Clube Atibaia Shooting Academy (ASA) foi o espaço escolhido para sediar o torneio. Com amplos estandes para a prática de tiro, além de área social, o Clube ASA proporcionou conforto e segurança aos presentes no evento. Por meio de um convênio, a academia de tiro disponibiliza o espaço aos sindicalizados do SINPF/SP para treinamentos de tiro sem qualquer custo de anuidade ou taxa de matrícula.
O evento contou com um estande de vendas de artigos militares da US ARMY. A história e a cultura se fizeram presentes por meio dos colecionadores de militarias e viaturas militares antigas (CVMAISP e DVMVEX), grupo que nasceu com o intuito de preservar a história da motomecanização militar do Brasil. Durante todo o torneio, os colecionares fizeram exposição de equipamentos, materiais, armas e veículos militares que abrilhantaram o evento e proporcionaram mais interação e entretenimento aos colegas participantes.
A organização do evento foi desempenhada pela empresa Winter Eventos . A CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) , empresa estratégica de defesa, forneceu as munições do torneio. Os competidores foram presenteados com diversos brindes, dentre eles caixa para armazenar munição flampas da Hunter Guns , brinco de prata 925 da Bertoldi Pratas , caderno e boné da CBC .
Também contribuíram para o sucesso do 4º Torneio de Tiro SINPF/SP INTERSEG os copatrocinadores e apoiadores Tatical Botucatu, Arma Protegida e Federal Shoot, Teleinfo, Dermato Health, Nespresso, Alvos NG, Famplas, Emporium Acrílico e Águia azul.
O SINPF/SP e o Clube ASA seguiram as recomendações e medidas de prevenção contra o Covid-19. Na entrada no evento, foram distribuídos kits com álcool em gel e máscaras. Cerca de 35kg de alimentos não perecíveis que foram arrecadados no torneio serão doados para a Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP).
O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de SP registra aqui seu agradecimento a todos os participantes, competidores, representantes das forças de segurança, instrutores, patrocinadores e apoiadores que tornaram o 4º Torneio de Tiro SINPF/SP INTERSEG possível.
A TV Record marcou presença no torneio e realizou cobertura ao vivo durante o programa Fala Brasil. Assista abaixo.