Em cerimônia realizada no auditório da PF na Lapa, na última sexta-feira (15), o delegado Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho (Dr. Filho) tomou posse como Superintendente Regional da Polícia Federal em São Paulo. Ele assume o lugar de Disney Rosseti, que passou a ser diretor-executivo em Brasília. O auditório ficou lotado com dezenas de pessoas, entre servidores públicos, autoridades de diversos segmentos, políticos, amigos e familiares. O presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally, o vice-presidente Nilto Mendes e diretores prestigiaram o evento.
Na solenidade, Dr. Filho prometeu “enfoque extremado ao combate à praga da corrupção” e destacou os resultados produzidos pela PF no Estado. “Nos anos de 2016 a 2018, foram deflagradas inúmeras operações em todas as áreas de atuação dessa Polícia, com destaque para 39 ações, sendo 13 no interior e 26 na capital, com o cumprimento de 802 mandados de busca e apreensão e 156 prisões".
“Pretendemos na enorme responsabilidade de suceder o dr. Disney Rosseti, pelo que já agradeço a confiança em mim depositada, continuar a apresentar à sociedade números expressivos do aumento do combate aos ilícitos que minam as esperanças de dias melhores para nossos filhos e filhos dessa pátria- que vem sendo atacada de todas as formas pelos que insistem na obtenção do lucro fácil, através das mais variadas formas de cometimentos de crimes, todos de enorme poder destruidor” – afirmou o novo superintendente em seu discurso. “Lançaremos mão dos meios jurídicos eficazes dos quais dispomos além dos que estão sendo apresentados ao Congresso Nacional e agouramos que sejam implementados a fim de facilitar o enfrentamento aos grupos criminosos estabelecidos em nosso país”, complementou Lindinalvo.
Agradecimento
Em seu discurso, o antecessor Disney Rosseti afirmou que foi o “melhor e mais gratificante período profissional” de sua vida, o período em que esteve à frente da SR/SP. Destacou o papel dos servidores aposentados e as qualidades profissionais do novo superintendente. Também homenageou seu pai, presente no evento e descendo do palco, deu um abraço carinhoso de agradecimento à Neunice Barros N. Cammarano, sua secretária durante a gestão na SR/SP. Sobre as entidades sindicais mencionou que foi “um convívio muito bom neste período” e agradeceu pelo apoio e pelas críticas que também o auxiliaram em sua gestão.
“Deixo o cargo de dirigente da PF em São Paulo com uma certeza: a missão proposta foi cumprida. Cumprir uma missão de tamanha envergadura somente é possível com uma equipe empenhada e dedicada a tanto. Faço aqui um reconhecimento público a todos os policiais, servidores administrativos e colaboradores da Polícia Federal que trabalham em nossas unidades no Estado de São Paulo- sou testemunha do profissionalismo e trabalho diuturno, em prol do cumprimento de nossa missão constitucional, muitas vezes com grande sacrifício pessoal e familiar. Aqui conheci homens e mulheres de valor que acreditam na causa da Segurança Pública e de um país livre da corrupção e do flagelo do crime organizado. Minha eterna gratidão", afirmou Disney Rosseti.
Trabalho conjunto
No uso de sua palavra, o diretor-geral Maurício Valeixo citou pesquisa do Conselho Nacional de Justiça em que a PF aponta taxa de crimes solucionados em 94%, “um desempenho extraordinário, mérito dos policiais que atuam em todas as decentralizadas – o comprometimento do servidor com a Polícia Federal é o diferencial, é o fator responsável pelo alto índice de aprovação e credibilidade da PF perante a sociedade brasileira”. E complementa: “Assim destaque que todos são importantes, imprescindíveis na manutenção de uma instituição como a Polícia Federal independente do cargo e da função. Esse alto índice foi construído por gerações que nos antecederam e que fizeram muito,em condições limitadas, mas sempre comprometidas com o dever público".
Valeixo endossou sobre a importância de um trabalho conjunto dos profissionais de segurança: “A conclusão de operações de alta complexidade e envergadura foi possível porque no Estado de São Paulo, as instituições atuam conjuntas, nos limites de suas atribuições e sempre pautadas em relações republicanas. Assim, a Polícia Federal, Ministério Público Federal, os órgãos de fiscalização controle e auditoria, secretaria de segurança pública, o próprio poder judiciário e as forças armadas com apoio logístico fortaleceram as investigações tornando-as mais profundas e ágeis, refletindo no final na qualidade da prova obtida que tanto pode embasar uma condenação ou uma absolvição”. Valeixo ainda pondera que “esse modelo de trabalho em conjunto, de parceria entre as instituições não tem objetivo de violar os direitos e garantias fundamentais estabelecidas pela Constituição”.
SINDPOLF/SP avalia evento
Para Sally, a quantidade de pessoas presentes no evento significa o reconhecimento dos excelentes trabalhos realizados pelo antecessor Disney Rosseti e por Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho quando atuou como diretor executivo da PF paulista, bem como representa o apoio ao novo superintendente na condução de sua gestão.
Sobre Dr. Filho, Sally disse: “Conhecendo sua história, desde o cargo de agente e posteriormente delegado, acredito na continuidade do diálogo e boa relação exemplarmente construídas pelo antecessor com nossa entidade". E complementa: “O SINDPOLF/SP estará sempre à disposição para o desenvolvimento de atividades que valorizem nossos servidores e também por uma segurança pública de qualidade”.
Em janeiro, o SINDPOLF/SP enviou ofício para Disney Rossetti e Lindinalvo Alexandrino Almeida Filho colocando-se à disposição na continuidade das parcerias que visem o crescimento profissional de seus servidores e por uma segurança pública de qualidade.
Mesa - Na composição da mesa estiveram presentes o diretor-geral, Maurício Valeixo; o diretor executivo, Disney Rosseti; o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL); o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Luiz Campbell; a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Terezinha Caserta; o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Youssef Abou Chain; o diretor executivo da Polícia Federal, Disney Rosseti e o superintendente regional da Polícia Federal no Estado de São Paulo, Dr. Filho.