Setembro Amarelo é o nome da campanha que visa conscientizar e prevenir o suicídio. E foi também o mês de lançamento do primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, divulgado pelo Ministério da Saúde.
Cerca de 11 mil brasileiros tiram suas vidas por ano, segundo esses dados revelados ontem (21/09). Mais: é a terceira maior causa de morte entre homens de 15 a 29 anos e a oitava entre as mulheres na mesma faixa etária. Entre 2011 e 2016, o número de tentativas de suicídio foi maior entre mulheres: 69% contra 31 % dos homens. Elas também são mais reincidentes, porém os homens morrem mais: eles são 79% desse grupo e elas 21 %. Clique aqui para ver o boletim na íntegra.
Entre 1999 e 2016, 42 policiais federais tiraram a própria vida sendo que, 19 apenas nos últimos cinco anos do levantamento. Para colaborar com a discussão desse tema considerado um tabu e ajudar a diminuir esse número, o SINDPOLF/SP convidou a psiquiatra Alexandrina Meleiro para ministrar palestra Suicídio: Qual a Realidade? A médica pretende trazer discussões sobre como o tema é tratado no Brasil pelas autoridades começando pelas notificações, o acompanhamento daqueles que tentam suicídio e de suas famílias e de quem perdeu um ente querido dessa forma.
“Não é feito acompanhamento correto com a família na qual alguém cometeu o suicídio. Se pessoas que perderam uma pessoa nessa situação não lidarem direito com o assunto, no futuro, ao passarem por momentos difíceis, podem vir a repetir o comportamento porque não lhes foi dada a devida assistência. Suicídio é problema de saúde pública, tem grande complexidade. E devem ser considerados fatores como gênero, cultura, idade e profissão, por exemplo”, disse a médica.
A palestra é gratuita, mas há a necessidade de inscrição pelo (11) 3617-4789.
Palestra
Suicídio: Qual a Realidade?
Dia: 29 de setembro
Horário: das 9h às 12h
SINDPOLF/SP
Rua Belchior Carneiro, 323, Lapa de baixo
Inscrição pelo telefone (11) 3617-4789