Setembro Amarelo é o nome da campanha que visa conscientizar e prevenir o suicídio. E foi também o mês de lançamento do primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, divulgado pelo Ministério da Saúde. 

Cerca de 11 mil brasileiros tiram suas vidas por ano, segundo esses dados revelados ontem (21/09). Mais: é a terceira maior causa de morte entre homens de 15 a 29 anos e a oitava entre as mulheres na mesma faixa etária. Entre 2011 e 2016, o número de tentativas de suicídio foi maior entre mulheres: 69% contra 31 % dos homens. Elas também são mais reincidentes, porém os homens morrem mais: eles são 79% desse grupo e elas 21 %. Clique aqui para ver o boletim na íntegra. 

Entre 1999 e 2016, 42 policiais federais tiraram a própria vida sendo que, 19 apenas nos últimos cinco anos do levantamento. Para colaborar com a discussão desse tema considerado um tabu e ajudar a diminuir esse número, o SINDPOLF/SP convidou a psiquiatra Alexandrina Meleiro para ministrar palestra Suicídio: Qual a Realidade? A médica pretende trazer discussões sobre como o tema é tratado no Brasil pelas autoridades começando pelas notificações, o acompanhamento daqueles que tentam suicídio e de suas famílias e de quem perdeu um ente querido dessa forma.

 “Não é feito acompanhamento correto com a família na qual alguém cometeu o suicídio. Se pessoas que perderam uma pessoa nessa situação não lidarem direito com o assunto, no futuro, ao passarem por momentos difíceis, podem vir a repetir o comportamento porque não lhes foi dada a devida assistência. Suicídio é problema de saúde pública, tem grande complexidade. E devem ser considerados fatores como gênero, cultura, idade e profissão, por exemplo”, disse a médica. 

A palestra é gratuita, mas há a necessidade de inscrição pelo (11) 3617-4789.  

Palestra

Suicídio: Qual a Realidade?

Dia: 29 de setembro

Horário: das 9h às 12h

SINDPOLF/SP

Rua Belchior Carneiro, 323, Lapa de baixo

Inscrição pelo telefone (11) 3617-4789

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...