No dia 16 de novembro é comemorado o dia do policial federal e em homenagem a todos os profissionais que garantem a segurança da população, conheça um pouco da história e opinião de uma figura que tem relacionamento de longa data com a PF.
O APF Antônio Carlos Barbosa ingressou na polícia federal em julho de 1981 e, na época estudava educação física. Foi convencido por um primo a fazer o concurso da PF em João Pessoa/PB e, após passar pela academia, adquiriu experiência, se identificou com a profissão e exerceu com sucesso a função.
Sobre as diferenças que encontrou na PF de 40 anos atrás com a instituição hoje, Barbosa destacou algumas leis que atualmente parecem não agir em defesa do policial que acaba trabalhando de mãos atadas, pensando primeiro em se colocar em uma posição que a justiça julgue correta. De volta à década de 80, Antônio Carlos lembra com carinho da união entre os policiais e companheirismo na instituição.
Barbosa é apenas um entre os milhares de policiais que, há muito tempo, defendem a população e levantam a bandeira do profissional de segurança pública. Cargos que muitas vezes não tem a valorização devida e são indispensáveis para o funcionamento da sociedade.
“Está no hino dos policiais federais que devemos defender nossa pátria amada, estamos aqui para defender o cidadão contra o mal. O dever do policial é defender a sociedade, até com a própria vida”, afirma o APF Antônio Carlos Barbosa.