O SINPF/SP alerta servidores sobre cuidados para evitar o golpe do precatório em que alguns colegas estão sendo abordados. Trata-se de prática criminosa em que golpistas entram em contato com as vítimas se passando por advogados de um escritório de advocacia existente (geralmente conhecido), e alegam que para liberar o pagamento de um precatório, o credor precisa transferir uma quantia inicial ou pagar valores referentes a imposto e honorários advocatícios. Ainda argumentam que, caso não queiram pagar o imposto, a vítima poderia depositar cerca um determinado valor e livrar da guia.


Também deixam um contato de telefone para passar a falsa sensação de credibilidade. Ao entrar em contato com o escritório citado, a vítima descobre que se tratava de um golpe.

Veja alguns cuidados importantes para evitar cair no golpe do precatório:

1. Desconfie de abordagens agressivas: Golpistas podem se identificar como advogados e pressionar o credor a tomar uma decisão imediata, sem tempo para análise ou consulta a outras pessoas.

2. Verifique a existência de cartórios: Fique atento a correspondências enviadas por supostos “Cartórios de Precatórios de São Paulo” ou “Cartórios de Precatórios da Comarca de São Paulo”, que não existem, e qualquer referência a valores que peça pagamento para taxas processuais é falsa.

3. Cuidado com depósitos prévios: Não realize depósitos antecipados para liberar um precatório. Golpistas podem alegar que cuidarão da liberação do título após receberem o pagamento, mas isso é uma tática fraudulenta.

Qualquer comunicação sobre precatórios, deve-se verificar a autenticidade e consultar fontes confiáveis antes de tomar qualquer medida. Proteja-se contra essas práticas enganosas e denuncie qualquer suspeita às autoridades competentes.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o jurídico do SINPF/SP pelos telefones: (11) 94724-3052
(8h30 às 18h) falar com Lucas ou Cíntia

OUTRAS NOTÍCIAS

Comunicado da Fenapef sobre o Título Executivo...

O SINPF/SP informa aos seus filiados sobre o Comunicado 022/2024-JUR/FENAPEF, que trata do título...

Nova portaria garante direitos às policiais...

Uma nova portaria, de número 18.996, publicada pela Direção Geral em 21 de agosto, trouxe...

35 ANOS DO SINPFSP

Veja nesse link também as imagens da Alesp

SINPF/SP divulga comunicado da Comissão...

Por orientação da Comissão Eleitoral Nacional, o SINPF/SP coloca à disposição de todos os...

Aviso sobre novo horário de funcionamento do...

Prezados sindicalizados, Informamos que a partir da próxima segunda-feira (02/09), nosso horário...

Em pauta: O direito dos servidores da PF de...

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, insiste em defender que policiais federais...