Na última sexta-feira (27/1), o Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (SINPF/SP) promoveu, em parceria com a Superintendência da Polícia Federal do estado (SR/PF/SP), um café da manhã para receber 24 policiais federais recém-empossados. Os novos colegas fazem parte do grupo de excedentes do último concurso realizado pelo Órgão, em 2021, e travaram uma intensa batalha pela convocação. O sindicato foi uma das entidades a apoiá-los nessa luta.

Em outubro de 2022, por exemplo, o SINPF/PF enviou ofício à direção-geral da PF na rogando pela edição de portaria autorizando a aplicação do anexo III do decreto 9.739/2019, que possibilita a convocação de três vezes mais aprovados. Na ocasião, o sindicato argumentou que essa era uma oportunidade ímpar para o poder público, sobretudo "diante da insuficiência de efetivo para atendimento das demandas da Polícia Federal".

Durante a recepção dos colegas, o vice-presidente do SINPF/SP, Marcelo Varela, reforçou o apoio da entidade à convocação de todos os aprovados, e destacou a importância da sindicalização para a manutenção de direitos da carreira. “Para que conquistas como essa que estamos presenciando hoje aconteçam é necessário que tenhamos um sindicato cada vez mais forte, com a participação ativa dos colegas, sugerindo, questionando, debatendo e entendendo os problemas da categoria”, afirmou Marcelo.

O policial federal também fez uma breve explanação sobre as principais lutas da carreira atualmente. “Precisamos nos unir em prol da valorização dos servidores do órgão e de uma reestruturação salarial que faça jus à exigência de nível superior no edital do concurso”, salientou.

Além da presença do presidente do SINPF/SP, o café da manhã contou com a presença do superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Rogerio Giampaoli, que também disse algumas palavras de boas-vindas aos policiais federais.