Foi lançado na noite desta segunda-feira (25), o livro “Força Tática da Polícia Federal – da criação ao legado”, com relatos do agente de Polícia Federal aposentado, Carlos Alberto Machado, sobre o Comando de Operações Táticas (COT) da PF.
Memórias e registros marcantes da sua experiência e dos seus colegas durante permanência no grupo. O intuito principal do livro é deixar registrado a história de criação do grupo.
O lançamento ocorreu no salão de ventos do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal e reuniu muitos policiais federais e várias gerações de cotianos, que aproveitaram a oportunidade para confraternizar e relembrar grandes histórias que vivenciaram.
foto: SINDIPOL/DF
João Cunha, vice-presidente do SINDIPOL/DF, parabenizou Machado pela iniciativa de registrar e tornar pública a história de um grupo de trabalho especializado e reconhecido nacional e internacionalmente. “É emocionante fazer parte dessa história do COT, o Machado está de parabéns pela iniciativa que nos faz rememorar grandes operações do grupo tático, que ao longo do tempo ganhou destaque nacional e internacionalmente pelo trabalho efetivo de combate ao tráfico, terrorismo. Esse registro servirá para a posteridade”.
Também participaram do lançamento do livro o deputado federal e policial federal Ubiratan Sanderson e Luís Antonio Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais.
O autor - Carlos Alberto Machado é policial federal desde 1986, com formação em paraquedismo pelo Exército Brasileiro. Foi chefe de time e de estratégias táticas da Coordenação do Comando de Operações Táticas (CCOT), coordenador e instrutor dos cursos I, II, III, IV e V de operações táticas, coordenador e instrutor dos cursos de combate em área restrita da Polícia Federal.
Ele também já atuou como assessor geral da PF para os jogos Pan Americanos de 2007 e instrutor na Academia Nacional de Polícia Federal (ANP). Chefiou o setor aerotático do Caop e foi gerente de operações de segurança no Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.
Em sua carreira, trabalhou nas principais unidades operacionais da Polícia Federal, com vasta experiência em antiterrorismo pelos Estados Unidos.