A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei (PL) 447/15, do deputado Décio Lima (PT-SC), que inclui a fiscalização de trânsito, operação ou controle de tráfego de veículos terrestres nas atividades consideradas perigosas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-lei 5.452/43).

Vicentinho: a fiscalização de trânsito é exercida em condições que acarretam sérios riscos à integridade física e à vida. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos DeputadosConforme o texto, esses trabalhadores se submetem a situações de constante perigo pela exposição em cruzamentos e em estações de passageiros, além do risco de morte do agente nas operações de fiscalização, a chamada “blitz”.

Atualmente, a lei estabelece como atividades perigosas as que têm exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, por exemplo.

Para o relator, deputado Vicentinho (PT-SP), a fiscalização de trânsito é, notoriamente, exercida em condições que acarretam sérios riscos à integridade física e à vida. “Os agentes de trânsito estão sujeitos a situações de riscos semelhantes, ou mais graves, que as enfrentadas por profissionais de segurança pessoal ou patrimonial, já inseridas na CLT”, disse.

A categoria contabiliza, em média, 15 mortes por ano. Essa média é, proporcionalmente, maior do que as de vítimas nas Forças Armadas e na Polícia Militar.

Tramitação - O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA: PL-447/2015

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Rachel Librelon, Agência Câmara de Notícias

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Jornal Extra: Federação Nacional dos Policiais...

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) divulgou, nesta terça-feira (dia 12), uma...

PF e PM/SP desarticulam organização criminosa...

A Polícia Federal deflagrou, com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, nesta quinta-feira...

Chapa 1 vence as eleições da Fenapef e Marcus...

Com 1.973 votos, a Chapa 1 – Experiência e Trabalho – venceu as eleições para a Diretoria...

Eleições Fenapef: Federação disponibiliza guia...

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, mais de 5,5 mil servidores da Polícia Federal sindicalizados em...

Nota de Repúdio

A Federação Nacional dos Policiais Federais vem a público repudiar o teor da proposta de Lei...

Eleições Fenapef: prazo prorrogado para o...

Por causa da alta demanda de cadastramento no site da FENAPEF, que é necessário para habilitar o...