“...Como um choque, ou um impacto no meio do peito… até 6 horas após o inicio do sintoma chegando até 24h depois do esforço físico.”

Você sabia que abaixo dos 35 anos, 6% dos óbitos são consequências do esporte de FINAL DE SEMANA?, e que 7% de miocardites, (inflamação da parede muscular do coração), são causadas por gripes mal curadas ou virose, resultando em até uma ruptura da aorta..?
Índices espantosos às vezes causados por simples descaso... p/: Dr. Nabil Ghorayeb.

Acima desta faixa etária observa se que as causas de morte percorrem outros caminhos, como o DAC (doença arterial coronária), DAV (dispositivo de assistência ventricular), HAS (hipertensão). Doenças de Chagas, anabolizantes,Lues (sífilis), miocardias hepáticas.

No esporte os maiores vilões são os atletas de final de semana ou os “auto treinadores”, que se julgam capacitados a tal tarefa. São os exercícios aeróbicos, não habituais, e os exercícios vigorosos localizados (musculação / hipertrofia) com maior ênfase nos membros superiores, que aumentam a pressão interna do coração e como consequência pode provocar o enfarto.

Os estimulantes como os que contem cafeína e os anabolizantes, aumentam os estímulos adrenérgicos liberando uma alta carga de adrenalina, que em conjunto com exercícios (mal orientados), proporcionam ricos cardiovasculares, aneurismas, epilepsia, arritmias e outros danos às vezes irreparáveis a saúde, podendo chegar a morte.

Ao iniciar um treinamento, é preciso notar sobre alguns fatores que causam a diminuição vital, como a PA elevada, tabagismo, colesterol, obesidade (geralmente homens com mais de 102 cm de circunferência abdominal são candidatos a problemas cardíacos), obstruções arterianas, ou outro tipo de complicação que somente o médico pode diagnosticar e conceder o aval para iniciar seu treinamento.

Sintomas: Dispneia (falta de ar), tontura, dor de cabeça, dor no peito, sinais premonitórios (ex. queimação no estômago, e outros), procure o médico!!!!!!.

Aspectos preventivos antes de iniciar um treino:
  • Avaliação médica / exame medico periódico;
  • Anamnese e avaliação;
  • Medidas de hidratação;
  • Exercícios sempre orientados;
  • Acompanhamento com professor;
  • Cumpra exatamente o que seu professor recomendar, não queira pular etapas....não se engane, leve a serio, lembre-se que somos únicos, e não tente realizar o treino do seu colega,siga o seu ritmo....

Profª. Ana L. Silva (CREF:7776 G/SP)
Tel: (11) 94058-5953