Com a revolução industrial passou-se a usar o corpo incorretamente, como uma alavanca... 

Para dormir é preciso ter uma boa cama, com colchão adequado, e não muito duro; os mais adequados são aqueles que possuem densidade específica para o peso e altura do usuário, ou que tenha uma camada de espuma ou de borracha entre 10 cm sobre uma estrutura rígida de apoio, ou mais modernos  como os de molas...

Não se esqueça de que é o seu colchão que deve se adaptar a você, e não o contrário, ok!

O travesseiro completa a curva da sua coluna, se de decúbito lateral, (de lado), deve ser colocado entre o ombro e a cabeça e no tamanho relativo ao seu ombro.

Se possível também outro entre os joelhos para que o nervo tibial (localizado na perna), não se comprima e equilibre o quadril.

O ideal seria dormir em decúbito dorsal (abdômen para cima), porque assim os músculos relaxam e o peso do corpo fica reduzido e distribuído, aliviando os discos vertebrais. Ao dormir nesta posição, deve se colocar o travesseiro atrás do pescoço.

Ao acordar e levantar se de uma cama de frente este movimento pode contribuir para afetar a coluna lombar (parte inferior na altura do quadril).  É um grande impacto para quem relaxou por muitas horas.... LEVANTE - SE SEMPRE DE LADO!

Para quem passa grande parte do tempo sentado e sedentário, é bom que saiba que a cadeira e outros objetos são culpados pelas debilidades da coluna, ocasionando a má postura, a dor nas costas, a distensão do abdômen e a flacidez muscular entre outras tantas.

ALONGUE-SE SEMPRE QUE POSSÍVEL !!!!! FORTALEÇA O CORE, POWER HOUSE...

O cochilo na frente da TV é um grande perigo para a cervical (pescoço), pois ao acordar sobressaltada a musculatura que estava relaxada recebe um estiramento brusco, ocasionando lesões nos nervos correspondentes, e estes estão próximos dos centros vitais e equilíbrio.

Previna-se também ao pegar um peso do chão, flexione sempre as pernas evitando torções e movimentos bruscos.

É possível redimir ou prevenir pequenos desvios ou problemas posturais através de exercícios específicos, para melhorar esses incômodos e contornar os desvios primários. Somente a atividade física bem orientada por um educador físico especializado pode amenizar esses incômodos e lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Suas dúvidas  em relação as posturas diárias e funcionais podem ser esclarecidas com o educador físico, pois ele é o profissional da área para melhor lhe orientar a prevenir as apatias corporais e é  o único apto a prescrever exercícios. 

 *Profª Ana Lúcia Silva  , Tel (55)11-94585953 , CREF nº 7776 G/SP

O SINDPOLF/SP firmou parceria com a professora de Educação Física, Ana Lúcia Silva que oferece um programa de treinamento ou rotinas de exercícios personalizados todas as segundas e quartas-feiras das 15 às 20 horas na academia da Superintendência Regional.  Em casos específicos de tratamento ou reabilitação muscular, há necessidade de apresentação de um encaminhamento médico para definir o trabalho a ser aplicado.  Segundo a orientadora, o ideal é marcar um horário, pois as sessões serão individualizadas durante a sua maior parte. Para participar o colega deverá ser sindicalizado e fazer sua ficha de inscrição na Sede do sindicato. Não há limite de alunos já que o foco é a saúde física, mental e social entre filiados. Somente filiados ao SINDPOLF/SP com inscrições em sua sede à rua Belchior Carneiro, 323 - Lapa de Baixo/SP.