Manter a forma não é só uma questão de beleza, e sim saúde.

Entre a infância e pré-adolescência é onde que se determina se a pessoa irá ter ou não excesso de peso. Os maus hábitos alimentares incham as células gordurosas e aumentam a sua quantidade já estabelecida geneticamente.

Para um saudável emagrecimento, o correto é que ele seja gradativo e acompanhado. Os velhos métodos e drásticos são desaconselhados tanto por médicos, professores de educação física, nutricionistas, pois já foram provados de que nada resolvem, apenas por um curto período.

A combinação exercícios físicos (bem orientados) e uma alimentação balanceada é o melhor tratamento, não se pode esquecer que quando se perde peso, não se perde a quantidade de células de gordura, o que em um descuido ganha-se tudo novamente. 

Algumas publicações dizem que as células de gordura emitem estímulo para o cérebro para que a pessoa sinta fome, como se ela estivesse fraca, desnutrida... Mais um motivo para evitarmos a proliferação destas nossas companheiras...

As pessoas acima do peso estão pré-dispostas a alguns problemas de saúde, tais como:

Pele: atrito nos locais de dobra aumenta e leva a aparição de coceiras, dermatites e micoses;

Vesícula: muito colesterol na bile favorece a formação de pedra na vesícula;

Pressão Arterial: hipertensão antecede cardiopatias devido a retenção de sal;

 AVC (acidente vascular cerebral); Problemas de rim, retenção de líquidos e outros;

Pé: a sobrecarga provoca tensão na musculatura interna da perna, estendendo-se até os pés, ocasionando calos, deformidades óssea, problemas musculares, de joelhos e até coluna.

Pulmões: a gordura instalada na região abdominal dificulta a ventilação dos pulmões, como resultado, dificuldade em respirar, cansaço e problemas pulmonares e cardíacos;

Coração: colesterol alto obstrui as artérias coronárias, aumentando as chances de infarto; 

Quadril: o peso faz com que se perca a mobilidade, aumentando a flacidez abdominal;

Pernas: circulação prejudicada, cansaço, inchaço, as varizes podem aparecer;

Pâncreas: pessoas gordas desenvolvem resistência à insulina, obrigando o pâncreas a trabalhar bem mais e criar predisposição a diabetes;

Joelhos: maior peso, maior desgaste dos joelhos e problemas nos ligamentos;

Coluna:- maior peso, maior deformidades como lordose, cifose, escoliose, problemas com o nervo ciático ou até hérnia de disco;

Hormônios sexuais:  pode desregular podendo aparecer ou desaparecer pelos pelo corpo, causar infertilidade, e alterações no ciclo menstrual, até a com ausência da mesma.

 Lipoaspiração não é a melhor saída: com este procedimento diminui-se a quantidade de células gordurosas local, mas elas irão se manifestar em outro local, e o pior deles são as vísceras, onde não se pode lipoaspirar. E esta gordura é ligada a doenças cardíacas... Cuidado!!!!

  Curiosidades- Massa Magra = constituída por ossos, músculos e órgãos.

- Peso de gordura= obtido através da subtração do peso corporal e a massa magra.

- Peso ideal= É a relação entre estatura, sexo e estrutura corporal.

- Taxa metabolismo basal= quantidade de calorias que o corpo precisa para as funções vitais (respiração, bat. cardíaco, processos químicos do organismo etc.) 

- Na maioria das vezes as calorias necessárias para manutenção da vida (metabolismo basal) correspondem a mais de 70% do gasto calórico- dia. 

- A gordura é inerte o músculo tem necessidade de energia para se manter (maior massa muscular maior queima energética- glicose- mesmo em repouso!!!!)   

- Filhos de mães diabéticas em geral nascem mais pesados, portanto, com mais probabilidade para obesidade.

*Profª Ana Lúcia Silva   CREF:  7776 G/SP tel: (55-11) 94058 5953