É provocado pelo uso excessivo ou inadequado de determinada parte do corpo. Quando se utiliza demasiadamente uma articulação ou um esforço muscular prolongado e repetitivo, associado a posições incorretas na realização de exercícios, a overuse pode te apanhar!

 Todo esporte resulta no equilíbrio da destruição do tecido e a reconstrução que o organismo possui, e é ai onde surgem os benefícios, pois a reconstrução é sempre maior. Este equilíbrio chama se Zona Homeostase ou envelope de função. Mas, quando isso não ocorre, a lesão se instala e passa-se a trabalhar na zona supra fisiológica, em termos práticos a DOR, causada por reações inflamatórias. É difícil de ser notado, é uma dorzinha que persiste por algum tempo e após o corpo estar aquecido, ela some.

Atente-se, pode ser uma overuse, que em três meses pode se tornar crônica,é conhecida como “dorzinha traiçoeira”, aquela que não se da importância.

Quando não se cuida devidamente, avança-se para a zona de falência estrutural, onde os tecidos estruturais rompem-se chegando as fraturas por estresse. De princípio ocorre no periósteo (membrana que recobre, inerva e nutre os ossos), e posteriormente por toda sua estrutura.

  Ao contrário que se imagina, a overuse pode atingir qualquer pessoa, basta insistir no esforço de uma ou mais articulações envolvidas por um único músculo.

Cuidados:

- Antes da aula faça um aquecimento direcionado ao objetivo do seu treino

- Alongue-se depois da sua aula.

- Escolha o tênis certo, de preferência aos específicos para atividade física.

- Na realização do exercício, qualquer dor exponha ao seu professor.

As atividades mal orientadas, as que repetem várias vezes a mesma articulação na sua rotina de treino são as maiores causadoras da overuse .

FIQUE ATENTO!!!!!!!

Os pontos mais frágeis: 

- Ombros – atividades como natação, vôlei e levantamento de peso,

- Cotovelos - atividades como tênis e levantamento de peso,

- Punhos - atividades como tênis e levantamento de peso,

- Joelhos - atividades como ginástica e futebol, ciclismo, dança e levantamento de peso,

- Tornozelos - atividades como corrida, dança, atletismo.

Tratamento imediato

Converse com seu professor, se for o caso ele lhe indicara um bom medico na área de medicina do esporte.

* Profª Ana Lúcia Silva (CREF nº7776 G/SP Tel:(55-11)9 4058 5953)  é parceira do SINDPOLF/SP e dá aulas para seus filiados na acadêmia que fica no prédio da Superintendência da Polícia Federal. Mais informações neste link.